São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÚCIO RIBEIRO

O Brasil e a "new rave"

Turnê do Bonde do Rolê na Europa causa comoção e a banda funk vira favorita de críticos e programas de DJs

É MAIS ou menos assim. O recente rolê do Bonde do Rolê pela Europa causou comoção. Na sueca e gelada Estocolmo, o show da banda curitibana de funk carioca (a piada não-piada é sempre a mesma, mas é exata) deixou a parede suando. Apareceu em alguns blogs que o DJ (Rodrigo) Gorky está sendo considerado o novo rei da Suécia pelos indies locais.


Na inglesa Brighton, em uma noite de segunda chuvosa com tudo para dar errado, o show no clube Audio bombou. A descrição foi "Baile funk chaos party animals". Em Londres, tocaram na festa da modernosa revista "Vice", e o teto parecia que ia cair (o show foi no segundo andar). Hype. Segundo testemunhas, parecia letra de música do LCD Soundsystem. A bagaceira "Melô do Tabaco" é hit em programas de DJs como Huw Stevens e Rob da Bank, na Radio One (BBC). No sábado passado, no "brasileiro" Barbican Centre, na edição Tropicália Remixed, depois do show, Gruff Rhyes, da indie Super Furry Animals, declarou que o Bonde do Rolê é sua banda favorita, tanto quanto da "Rolling Stone" e de Ben Ratcliff ("New York Times"). Em um dos shows de Londres, a popozudinha M.I.A. subiu ao palco para ajudar Marina Ribatski, vocalista do Bonde, que estava quase se enforcando com o cabo do microfone. Em outro momento na mesma apresentação, Marina circulou no ar pela pista de dança, carregada de mão em mão pelo público. Próxima parada do Bonde: turnê de quase 30 shows em julho por EUA e Canadá, com o DJ americano Diplo e a turma-banda paulistana Cansei de Ser Sexy, que está para ter seu disco lançado pela Sub Pop, de Seattle, e um provável single com remixes de Spank Rock e Death from Above 1979. Agora, nada a ver, mas tudo a ver, tem isso: há um sensacional movimento chamado "new rave", que mais ou menos começou com o punk funk de Rapture e LCD Soundsystem (Nova York, circa 2001) e agora está sendo reformatado na Inglaterra como "rock para festas". Bandas como Klaxons, ShitDisco e Xerox Teens misturam tudo ao rock, de sirenes a bagunças eletrônicas de todo o tipo, lembrando o Prodigy no começo. Tudo isso com uma congruência com o caráter dance de bandas como Franz Ferdinand e político de grupos do novo rock inglês, que na rota virtual são mais famosos que U2 e Stones. Essa movimentação está sendo bancada por revistas festeiras e undergrounds como a "Vice" supracitada. Tem até um fotógrafo, Craig Cowling, 24, conhecido como Naughty James e já famoso por imagens que misturam o fashion e o "grotesque", que registra a cena. E o Bonde do Rolê, em festa da "Vice", conhece Naughty James. Com Diplo e M.I.A., já estão adotados pelo movimento para integrar a ala funk da "new rave". É o que eu digo: Brasiiillll!

@ - lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Agonia mutante
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.