São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bisso volta com "El Pasado"

O ator, dramaturgo e ilustrador argentino Patricio Bisso está de volta. Ele é o figurinista de "El Pasado", o novo filme de Hector Babenco, diretor com quem trabalhou em 1985 em "O Beijo da Mulher-Aranha".
Bisso viveu quase 30 anos no Brasil. Suas criações na imprensa, no teatro, no cinema e na TV são marcos divertidos e inventivos da cultura pop brasileira na década de 80.
No início dos anos 90, após um problema pessoal, ele retornou à Argentina, em busca de "uma vidinha de aposentado". E, muito injustamente, o Brasil esqueceu Patricio Bisso.
O multiartista resolveu agora deixar a poltrona de "aposentado" para atender o convite de Hector Babenco. "Passo o dia pensando que sapato vou botar no Gael García Bernal para que as atrizes não pareçam a mãe dele", brinca. O ator mexicano será a estrela de "El Pasado" (o passado), que começa a ser rodado em Buenos Aires em julho. O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor argentino Alan Pauls.
Na Argentina, Bisso também escreveu o roteiro de uma comédia latina com Bobby Houston. O filme ganhou o Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2005. "Não é grande coisa, mas é um Oscar assim mesmo", comenta.
Para o Brasil -país que viu nascer personagens como a sexóloga Olga del Volga-, o artista não planeja mais nada. Buenos Aires é o porto seguro de sua nova fase.
"Claro que sinto saudades do Brasil", diz ele, elegantemente. "Mas é tanta gente que eu deveria encontrar caso voltasse, senão todo mundo, que alguém com certeza acabaria ficando magoado. Resolvi, então, não aparecer nunca mais."
(DENISE MOTA, DE MONTEVIDÉU)


Texto Anterior: Última moda: Camper abre primeira loja no Brasil
Próximo Texto: Bye bye Brasil: Rosa Chá em Nova York, segundo Fern Mallis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.