São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Primo Levi

da Redação

Primo Levi, escritor ítalo-judeu que sobreviveu ao campo de concentração e registrou suas memórias em livros como "A Trégua" e "É Isto um Homem?", nasceu em 1919 e suicidou-se em 1987, aos 68 anos.
Dizendo "não aguentar mais" o "enorme sofrimento" da mãe, doente de câncer, o escritor jogou-se do vão da escada de sua casa em Turim, de acordo com relato do rabino de Roma, Elio Toaff.
Autor de textos memorialísticos, ensaios, ficção e poesia, Levi foi preso em 1943, aos 24 anos, e chegou ao campo de Auschwitz em 1944.
Em "É Isto um Homem?", de 47, o escritor descreveu o cotidiano no campo e a transformação dos prisioneiros. Em "A Trégua", de 1963, Levi narra a volta para casa, na Itália, em 1945.
Em seu último livro, "Os Afogados e os Sobreviventes", o escritor se perguntava "em que medida o mundo concentracionário morreu e não retornará".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.