São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

joão Sal/Folha Imagem
PONTA DO PÉ
Acima, o bailarino Mikhail Baryshnikov dá autógrafos na saída do Teatro Municipal de São Paulo, após a apresentação de anteontem; ele deixou o local sem comparecer ao coquetel realizado em sua homenagem, que acontecia naquele momento


Moral e cívica

Representantes da Fiesp, de bancos, de publicitários e de alguns meios de comunicação fizeram reunião anteontem no escritório do empresário João Doria, em SP, para finalizar o lançamento de um "Movimento Cívico" no Brasil. Preocupados com a possibilidade de se colocar frontalmente contra o governo Lula - ou, como diz o informe produzido por um dos presentes ao encontro, "para evitar conotações políticas"-, ficou decidido que a única entidade que assinará a campanha será a OAB.

MORAL 2
As propostas do já batizado "Movimento Cívico" são: marcar um minuto de silêncio para o dia 17 de agosto, um mês depois da tragédia de Congonhas; elaborar peças publicitárias para TV e rádio, convocando as pessoas para o ato com frases como "cansei de corrupção", "cansei de apagão aéreo", "cansei de bala perdida"; criar blog de protesto na internet.

MAPA
O esforço para caracterizar o movimento como iniciativa da OAB foi em vão: o governo Lula está sendo informado de cada passo da manifestação, e daqueles que a organizam.

PEITO ABERTO
Já a passeata convocada para o domingo, com saída do Monumento das Bandeiras até Congonhas, é assinada por associações que reúnem parentes de vítimas de acidente aéreo e entidades como a SOS Mata Atlântica e o movimento "Nossa São Paulo Outra Cidade", do empresário Oded Grajew -amigo de Lula. "Eu não sou a favor nem contra o governo. A interpretação das pessoas não me preocupa. Precisamos é sair da letargia", diz Grajew.

PULSO
Não foi só a TAM que passou por treinamento de mídia para falar sobre o acidente: o presidente Lula, antes de fazer pronunciamento na TV na sexta, reuniu-se com João Santana, que comandou o marketing de sua campanha à reeleição.

ZEN
Por sinal, Olga Curado, que assessora a TAM na crise, já socorreu Lula no segundo turno de 2006. Na época, foi noticiado que ela usou técnicas de aikidô para ajudar o petista a enfrentar os debates com o tucano Geraldo Alckmin.

SEM CONVERSA
Das 414 consultas sobre empresas aéreas feitas ao Procon do dia 3 de novembro de 2006 até ontem, 90% eram referentes às companhias TAM e Gol, hegemônicas no mercado. Nesse período, foram feitas 59 audiências conciliatórias com consumidores. Em todos os casos, houve recusa em ressarcir os gastos dos usuários.

ÓCULOS ESCUROS
Em meio à crise provocada pelo acidente com o Airbus da TAM, Marcos Amaro, filho do comandante Rolim, fundador da empresa, marcou lançamento de uma linha de óculos de sua empresa, a World of Luxury, no sábado. Mas não apareceu na festa. A diretora comercial da World, Regina Palomero, que o representou no evento, diz que ele teve que viajar na véspera para fechar um negócio no exterior, e aproveitou para tirar férias.

NÃO TEM NEM BBB?
Ao cumprimentar o ator Guilherme Weber no coquetel que se seguiu à apresentação de Mikhail Baryshnikov, anteontem, no Teatro Municipal, o jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, parecia aliviado: "Fui tão fotografado que achei que não tinha nenhum ator aqui", disse. "Quando fotografam repórter é porque não tem [artistas da] novela das oito, nem das sete nem Big Brother".

RETARDATÁRIOS
Alguns convidados ficaram para fora na apresentação de Baryshnikov. Os empresários Carlos Tilkian, João Joaquim de Almeida Braga e a atriz Tuna Dwek, por exemplo, chegaram atrasados e tiveram que esperar o final da primeira coreografia. Entraram na platéia com as luzes apagadas e chegaram a sentar no chão. Até que a iluminação permitiu que se acomodassem em poltronas. Mesmo assim, atrapalharam o início do segundo número.

CURTO-CIRCUITO

A FUNDAÇÃO JAPÃO exibe hoje, às 16h, o filme "Tora-san Tira Férias", dentro do ciclo "Sempre Cinema", que homenageia o diretor japonês Yoji Yamada.
O CONSULTOR PAULO NICOLAY promove curso de harmonização de vinhos na loja World Wine dos Jardins, a partir das 19h30.
O SHOW MULTIMÍDIA "(Bod)-y-steria", com vídeos, dança, canções e performances, será apresentado hoje e amanhã no Instituto Cultural Capobianco.
A ESCRITORA THALITA REBOUÇAS autografa seu novo livro, "Fala sério, amor!", na Fnac Paulista, a partir das 18h.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Balada indie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.