São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eder Santos abre "Live Image'no Itaú

Artista mineiro apresenta performance na terceira edição do evento de manipulação de sons e imagens

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

Presas dentro de imagens projetadas nas paredes, no teto, no chão, duas mulheres perdem o controle da fala, ao mesmo tempo em que as cenas se desgovernam, regidas por um caos musical. Esse conjunto de ações marcadas pelo improviso e pela imprevisibilidade é o tema de "O Lugar Aonde os Carros Não Vão", trabalho inédito do artista mineiro Eder Santos, que abre hoje o "On-Off Experiências em Live Image". A terceira edição do evento, promovido pelo Itaú Cultural, terá ainda apresentações do CJ (cinejóquei) Alexis e do DJ Gen, no sábado, e da dupla Müvi, formada por Ricardo Carioba e Fabio Villas Boas, no domingo.
As live-images costumam ser definidas como espetáculos em que a imagem e o som são manipulados ao vivo. "A [artista islandesa] Steina Vasulka já fazia o que hoje chamamos de VJ no início dos anos 70, quando, com um violino, tocava as imagens. Tento fazer isso com o texto, com a fala e a música", explica Eder Santos.
A performance é inspirada no conto "O Ex-Mágico da Taberna Minhota", de autoria de Murilo Rubião, história de um mágico que perde o controle sobre sua magia. Na livre adaptação de Eder Santos, as atrizes Maria Luiza Mendonça e Mônica Ribeiro estão presas neste lugar, no qual os carros não chegam, cercadas por projeções e embaladas pela trilha sonora do músico Paulo Santos, do grupo Uakti.
"Tento lidar com o descontrole da imagem, do som e do texto, numa falta de sincronia, um escuro, um vazio", diz ele. A ação, que se repete amanhã (dia 27), é guiada pelo improviso. "Apesar de ser tudo desenhado, de termos roteiro, a gente só sabe mesmo como vai ser na hora. Inclusive o texto." Pioneiro da videoarte, Eder Santos tem na mescla de imagem e som uma constante de sua obra. Novidade, ele diz, são os "deslocamentos": "Você realizar uma coisa aqui e poder transmitir isso para outro lugar, no momento em que faz. É o ao vivo em dois lugares."
Experiências como essa devem ser mostradas no Masp em outubro, onde Santos inaugura uma exposição que, além de recriações em vídeo do acervo do museu, terá um trabalho que trata dos deslocamentos, em parceria com a artista Giselle Beiguelman. A instalação estará projetada em um supermonitor na avenida Paulista.

ON-OFF EXPERIÊNCIAS EM LIVE IMAGES


Quando: hoje, às 20h (p/ convidados); de sex. a dom., às 19h30
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 0/xx/11 2168-1776)
Quanto: grátis



Texto Anterior: Filme nacional tem êxito concentrado
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.