UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Séries fazem viagem por navios famosos

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Britannia comanda as ondas", se dizia durante o auge do poderio naval da Grã-Bretanha. E pode-se dizer que mesmo hoje, depois que o tridente de Netuno passou para os americanos, ainda são os britânicos que comandam o imaginário sobre o mar.
Estes dois programas são um excelente exemplo, tratando de dois navios marcantes: o transatlântico RMS Titanic e o veleiro HMS Endeavour.
O Titanic, afundado em 1912 após bater em um iceberg, matando cerca de 1.500 pessoas, dispensa apresentações. O programa da série "Enigmas da Morte" trata o episódio de um novo ângulo -a tentativa de identificação de algumas vítimas, cujos corpos foram resgatados do mar e enterrados anonimamente na cidade de Halifax, Canadá.
O Endeavour tem apenas uma fração dessa fama, embora tenha sido um navio importante na história naval, protagonista da primeira grande expedição do capitão James Cook (1728-1779).
Cook foi um dos mais importantes exploradores do século 18. Suas viagens desvendaram boa parte do Pacífico, notadamente os mares em torno da Austrália.
A viagem do veleiro britânico HMS Endeavour começou em 25 de agosto de 1768 e só terminou em 12 de julho de 1771, de volta à Inglaterra.
O programa da série "A Máquina do Tempo" mostra o cotidiano de uma réplica atual do Endeavour. Não são propriamente novidades os tipos de fainas marinheiras envolvidas, já que existem muitos outros veleiros de três mastros em operação.
A novidade maior do novo Endeavour é a tentativa de replicar também a vida a bordo, principalmente a alimentação da época e o desconforto da maioria da tripulação de dormir em redes. A tripulação é constituída de jovens voluntários, incluindo mulheres.
A comida consiste principalmente em pão duro, o chamado biscoito de marinheiro, e carne salgada cozida. Mas não faltarão alguns vegetais e frutas -Cook foi um dos primeiros exploradores a se preocupar em combater o escorbuto (doença causada pela falta de vitamina C) por meio de uma dieta melhor.


O BARCO. Quando: hoje a sex., às 22h, no The History Channel.

ENIGMAS DA MORTE - FANTASMAS DO TITANIC. Quando: amanhã, às 7h e 13h, no National Geographic Channel.



Texto Anterior: Arquitetura: Dalva Thomaz dá curso sobre Vilanova Artigas
Próximo Texto: Fernando Bonassi: O incrível menino preso na fotografia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.