UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Morre em SP o crítico e diretor Jairo Ferreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Será cremado hoje, no crematório da Vila Alpina, em São Paulo, o corpo do crítico e cineasta Jairo Ferreira.
Ferreira completaria anteontem 58 anos de idade. Ele morreu no último sábado. A família não informou a causa.
Até ontem à noite, o horário da cremação não havia sido definido. Provavelmente haveria velório nesta manhã, no Cemitério do Araçá.
Sua filmografia inclui dois longas-metragens realizados em super-8 ("O Vampiro da Cinemateca", 1977, e "O Insigne Ficante", 1980) e diversos curtas-metragens, em super-8 e 35 mm, como "O Guru e os Guris", "O M da Minha Mão", "Antes que Eu Me Esqueça" e "Horror Palace Hotel".
Como crítico, escreveu para diversas publicações, entre elas a Folha (de 1976 a1980). Com "O Estado de S.Paulo", colaborou de 1988 a 1990. Recentemente, escrevia para a revista eletrônica "Contracampo".
Ferreira é autor do livro "Cinema de Invenção" (editora Limiar), no qual analisa a obra de autores como Glauber Rocha, Carlos Reichenbach e Julio Bressane.
Trabalhou também como assistente de direção ("O Quarto", de Rubem Biáfora, e "Orgia ou o Homem que Deu Cria", de João Silvério Trevisan) e roteirista ("O Pornógrafo", de João Callegaro, entre outros).


Texto Anterior: Fernando Bonassi: O incrível menino preso na fotografia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.