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"CONTO DE PRIMAVERA"
Primeiro filme da série "Quatro Estações" a ser produzido é o último a estrear em São Paulo
Rohmer parte do espaço para criar história
TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA
Entre o seu apartamento, tomado por hóspedes, e o do
namorado ausente, Jeanne (Anne
Teyssèdre) se perde. Como típica
heroína rohmeriana, a protagonista de "Conto de Primavera" se
encontra, temporariamente, fora
de lugar.
Nunca inteiramente desterritorializadas, apenas ligeiramente
desconfortáveis em seu próprio
território, as heroínas rohmerianas não escapam à aguçada sensibilidade de seu autor para os espaços. Jeanne não se sente confortável em seu próprio apartamento
porque a prima, sua hóspede, arranjou um amante. Ela poderia ficar na casa do namorado, mas a
ausência deste só faz tornar a desordem do lugar insuportável.
"Sou terrivelmente sensível à
organização dos outros, sendo eu
mesma maníaca pela minha", diz
ela a Natascha, uma jovem desconhecida com quem entabula conversa. Na organização da casa de
Natascha, em sua arquitetura e
claridade, Jeanne irá encontrar o
apaziguamento que procura.
Enquanto as heroínas de Rohmer estão sempre às voltas com
um sentimento prestes a eclodir,
uma sensação a ser compreendida, as heroínas de Rivette, seu
comparsa da nouvelle vague, estão sempre presas a um segredo
do passado. Em Rivette, esse segredo está quase sempre ligado a
um lugar misterioso. Em Rohmer, essa sensação vem sempre
associada aos lugares em que se
encontram as personagens.
Rohmer e Rivette são de uma
geração que, tendo trocado os estúdios de cinema pelas ruas de Paris e declarado seu direito de posse sobre elas ("Paris nos pertence", dizia o título do primeiro longa de Rivette), inverteu a relação
lugar/história ao criar suas narrativas a partir das locações, e não
mais o inverso. De todos os artistas do grupo, Rohmer foi possivelmente aquele para quem essa
inversão mais fez sentido.
"Conto de Primavera" é uma
prova de que o cinema, para Rohmer, foi mais do que uma forma
de exercitar essa sua especial sensibilidade para os espaços. Foi
também uma maneira de tentar,
através das personagens, compreendê-la melhor.
Conto de Primavera
Conte de Printemps
Direção: Eric Rohmer
Produção: França, 1990
Com: Anne Teyssèdre e Hugues Quester
Quando: a partir de hoje no Top Cine
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