UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por unanimidade, Cícero Sandroni é eleito para a cadeira de Faoro na ABL

FABIANA CIMIERI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O jornalista Cícero Sandroni, 68, foi eleito ontem por unanimidade para a ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele teve o voto dos 36 imortais e ocupará a cadeira número 6, vaga desde a morte do jurista Raymundo Faoro, em maio.
Para Sandroni, o ingresso na academia "não é o repouso do guerreiro, é uma missão a mais". "Terei que redobrar os esforços para produzir na área literária", disse.
O acadêmico Carlos Heitor Cony, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha, afirmou que "a unanimidade é uma prova da bem-querência da academia com ele [Sandroni] e dele com a academia".
Após a eleição, os acadêmicos foram até a casa de Sandroni, no Cosme Velho, zona sul do Rio, para cumprimentá-lo.
O jornalista demonstrou surpresa ao saber que tinha recebido todos os votos: "Acabei de saber [que houve unanimidade]. Os acadêmicos estão me dando um recado: não desperdice esses 36 votos, faça algo com eles".
Para os imortais, a eleição de Sandroni não foi surpresa. O jornalista costuma frequentar a academia há 50 anos, desde que se casou com a filha do ex-presidente da ABL Austregésilo de Athayde, Laura. Ele escreveu a biografia de Austregésilo, "O Século de um Liberal".
O presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, disse considerar Sandroni "o herdeiro natural de Barbosa Lima Sobrinho".
Além de Sandroni, concorriam à vaga os escritores Felisbelo da Silva, Marilena Salazar, Marco Aurélio Lomônaco Pereira e Jorge Tannuri.
Das 40 cadeiras, apenas a de Roberto Marinho permanece vaga. O critico literário Alfredo Bosi e o escritor e colunista da Folha Moacyr Scliar não puderam votar porque, apesar de eleitos, ainda não tomaram posse.


Texto Anterior: Televisão: OAB aborda controle da programação
Próximo Texto: TV: Em depoimento, Gugu responsabiliza o SBT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.