São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"DIÁLOGOS IMPERTINENTES"

Série mensal discute "A Caridade" hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Diálogos Impertinentes", promovida pela Folha, pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), reúne hoje, às 21h, o desembargador Antonio Carlos Malheiros, presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, e o frei David Raimundo dos Santos para discutir "A Caridade", no Tuca Arena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 0/xx/11/3670-8453).
Os mediadores serão Mario Sergio Cortella, do departamento de teologia da PUC-SP, e o jornalista Oscar Pilagallo. Não é preciso retirar convites antecipadamente.
Na edição passada, realizada em 31 de agosto, "A Civilização" foi o tema do evento, do qual participaram o professor Reginaldo Nasser, coordenador do curso de relações internacionais da PUC, e o historiador Pedro Paulo Abreu Funari, doutor em arqueologia e professor titular do departamento de história da Unicamp.
Partindo do livro "O Choque de Civilizações", de Samuel Huntington, ambos ressaltaram a controvérsia da noção de civilização. Para Funari, "esse conceito, que é uma invenção do século 19, se desenvolve a partir do surgimento das cidades, de onde vem a origem da palavra. Mas, por outro lado, ele também privilegia o modo de vida urbano em detrimento da vida no campo, que seria o bárbaro, o selvagem. Muito embora o ser humano prescinda disso".
Para Nasser, essa definição, mesmo arbitrária, "foi essencial para justificar um tipo de relação de poder entre as nações".
Abordando bastante o viés da religião, os ataques do 11 de Setembro acabaram sendo o maior exemplo de confronto entre os tipos de civilização, principalmente segmentada entre ocidental e oriental.
Segundo Funari, é "a diversidade entre as civilizações ocidentais que evita os confrontos entre elas". Mas também existe "um uso ideológico do passado para justificar o presente".
O programa de hoje tem transmissão pela STV, nos canais 3 da Sky, 10 da Tecsat, 211 da DirecTV e 62 da Vivax (antiga Cambras).


Texto Anterior: Cinema: Cinemateca francesa reabre com os Renoir
Próximo Texto: Quadrinhos: Clássico das HQs, "Watchmen" volta às bancas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.