São Paulo, sábado, 26 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS

"Tenho a impressão de que a vida pessoal de Mário era muito vazia. Talvez porque ele não ousasse assumir o seu sufocado homossexualismo. Tinha umas irmãs solteironas com quem vivia. E assim, a todo jovem que o procurava, ele correspondia amigavelmente. A mim, por exemplo, dava as maiores espinafrações porque eu não respondia às suas cartas. (...) Ele brincava, dizia: "No meio desse mulherio, você é diferente'. É difícil a gente contar palavras dessas sem parecer que está se gabando. E, na hora, eu achava isso tão fabuloso que não me sentia grande nem importante com aquela atenção de Mário: sentia o quanto ele era generoso, gentil -aliás, uma das palavras que melhor definem Mário de Andrade é essa, gentil (...)."
Trecho de "Tantos Anos" sobre Mário de Andrade

˛ "Quando houve a renúncia de Jânio e depois, durante todo aquele tumultuado período de Jango, nós -sobretudo o nosso grupo de intelectuais -vivíamos numa insatisfação muito grande; e, através principalmente de Adonias Filho, estabeleci muitas ligações com oficiais que participavam das mesmas nossas idéias: os generais Newton Reis, Herrera, Muricy, Golbery, Sizeno, todos amigos de Adonias. O nosso Adonias era uma espécie de general civil e tinha contato com todas essas fardas. Note-se que ele, Adonias, havia muito tempo deixara para trás o integralismo e se tornara um liberal como nós todos. (...) Quando foi se tornando mais aguda a situação de Jango, com as campanhas de Brizola para presidente, eu escrevia muito sobre isso (...) Fazíamos conspiração mesmo: saber onde estava a tropa, o que tinha havido, se o coronel fulano tinha se manifestado... (...) o lado político, de pregação, de jornalismo de combate, de artigos de encomenda, de nos trazerem assuntos para a gente falar, isso era o nosso trabalho."
Sobre 1964, em "Tantos Anos"



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.