São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Documentário "comportado" mostra nicho do punk contra a corrente

DA REDAÇÃO

O punk rock, nas suas mais diversas variantes, tem certa obsessão pela idéia de destruição. "O punk não está morto", era o slogan do começo dos anos 80; "Mate-me por Favor", pedia o livro-referência de Legs McNeil e Gillian McCain sobre o assunto.
Portanto, Scott Crary veste o figurino quando coloca o singelo título "Mate Seus Ídolos" em seu documentário. Poderia soar como mero choramingo de um punk jurássico, mas não é o caso, já que o diretor nasceu em 1978.
Crary cava um nicho particularíssimo dentro do segmento ao abordar a no wave. Ir contra a corrente é a idéia. Já a estrutura de "Mate Seus Ídolos" é mais comportada e não difere muito de documentários da TV a cabo, com entrevistas, cenas de arquivo etc.
A coisa fica mais interessante quando o assunto volta para o presente, com os herdeiros musicais de Arto Lindsay e Sonic Youth. Hoje, quem é o inimigo comum contra o qual esbravejar?
Acaba sobrando para o Strokes, a banda nova-iorquina mais celebrada dos últimos anos, que aqui é vista como a personificação de tudo aquilo que os "no wavers" lutam contra: preocupam-se demais com o visual, fazem música "fácil" e não representam ruptura com nada.
Mesmo que a tese tenha mais elementos de pura opinião do que fatos, "Mate Seus Ídolos" ganha dimensão na sua crítica que extrapola a questão musical.
Crary, no fundo, está discutindo questões como indústria cultural e o poder da mídia (o Strokes e as bandas similares seriam populares porque assim foi empurrado goela abaixo dos fãs).
Pena que talvez o próprio diretor não tenha investido mais nisso, já que não evolui a discussão. Tivesse levado a cabo as entranhas da no wave e dedicado menos tempo a histórico das bandas (que nem sempre tem algo relevante para falar), conseguiria atrair uma audiência maior, e não apenas interessados no assunto. Fosse assim, convém lembrar, teria feito um filme contra seus princípios. Para essa turma, sucesso comercial é quase um pecado. (BYS)


Mate Seus Ídolos   
Direção: Scott Crary
Produção: EUA, 2003
Quando: hoje, às 15h30, no Unibanco Arteplex 2 (outras exibições amanhã, sex. e sáb.)



Texto Anterior: 28ª Mostra: Filme investiga as contradições do punk
Próximo Texto: Literatura: Parsons explora os segredos de família
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.