São Paulo, segunda, 26 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa reúne azarões e puros-sangues

CASSIANO ELEK MACHADO
da Reportagem Local

Nas bolsas de apostas da casa londrina Ladbrokes, Magnus Mills é o cavalo caolho, sarnento e coxo de duas patas. Quem apostar uma libra que ele vencerá o Booker Prize, ganha 12 libras se assim for.
Mills não é o único que está "correndo por fora" na disputa pelo mais importante prêmio literário inglês. Com a mesma cotação nas bolsas de apostas está Martin Booth, mais conhecido no Reino Unido como "o desconhecido Booth", que concorre com o livro "The Industry of Souls". Booth e Mills dificilmente correrão mais do que os outros indicados para o prêmio. São quatro "puros-sangues" da literatura inglesa.
Pagando seis libras por cada quatro apostadas, lidera o páreo a escritora Beryl Bainbridge. A autora de "Master Georgie" é conhecida por contrariar o estereótipo que jovens escritores tentam vingar, de serem "gente como a gente".
Bainbridge coleciona adjetivos como "exótica", "singular" e "aberrante" nos artigos que a imprensa britânica publica sobre ela. Não se referem apenas a suas vestes excêntricas, mas também ao seu estilo intrincado de escrever.
" "Master Georgie' é o tipo de livro que tem que ser lido duas vezes para ser compreendido", assinalou o jornal "Independent", sobre o romance ambientado na Guerra da Criméia (batalha entre ingleses e russos, de 1854 a 1855).
Se Bainbridge finca os alicerces de sua literatura na história, Julian Barnes mostra em "England, England" que a história não tem alicerces. O autor do saboroso "Papagaio de Flaubert" (Rocco) conta em "Inglaterra, Inglaterra" como um grupo de empreendedores, percebendo a desvalorização da cultura inglesa, cria um parque temático sobre a Grã-Bretanha, com atrações baseadas em reis, em Shakespeare e Robin Hood.
História é o que menos interessa para Ian McEwan, que é da mesma geração que Barnes. O prestigiado McEwan costura "Amsterdan" não com fatos, mas com a psicologia de personagens comuns, diante de temas como morte, distúrbios emocionais e sexo. Por fim, completando o páreo está Patrick McCabe, irlandês que ganhou notoriedade no ano passado com o sombrio "The Butcher Boy" e concorre com "Breakfast on Pluto".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.