|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Disputa reúne azarões e puros-sangues
CASSIANO ELEK MACHADO
da Reportagem Local
Nas bolsas de apostas da casa
londrina Ladbrokes, Magnus Mills
é o cavalo caolho, sarnento e coxo
de duas patas. Quem apostar uma
libra que ele vencerá o Booker Prize, ganha 12 libras se assim for.
Mills não é o único que está "correndo por fora" na disputa pelo
mais importante prêmio literário
inglês. Com a mesma cotação nas
bolsas de apostas está Martin
Booth, mais conhecido no Reino
Unido como "o desconhecido
Booth", que concorre com o livro
"The Industry of Souls". Booth e
Mills dificilmente correrão mais
do que os outros indicados para o
prêmio. São quatro "puros-sangues" da literatura inglesa.
Pagando seis libras por cada quatro apostadas, lidera o páreo a escritora Beryl Bainbridge. A autora
de "Master Georgie" é conhecida
por contrariar o estereótipo que
jovens escritores tentam vingar, de
serem "gente como a gente".
Bainbridge coleciona adjetivos
como "exótica", "singular" e
"aberrante" nos artigos que a imprensa britânica publica sobre ela.
Não se referem apenas a suas vestes excêntricas, mas também ao
seu estilo intrincado de escrever.
" "Master Georgie' é o tipo de livro que tem que ser lido duas vezes
para ser compreendido", assinalou o jornal "Independent", sobre
o romance ambientado na Guerra
da Criméia (batalha entre ingleses
e russos, de 1854 a 1855).
Se Bainbridge finca os alicerces
de sua literatura na história, Julian
Barnes mostra em "England, England" que a história não tem alicerces. O autor do saboroso "Papagaio de Flaubert" (Rocco) conta
em "Inglaterra, Inglaterra" como
um grupo de empreendedores,
percebendo a desvalorização da
cultura inglesa, cria um parque temático sobre a Grã-Bretanha, com
atrações baseadas em reis, em Shakespeare e Robin Hood.
História é o que menos interessa
para Ian McEwan, que é da mesma
geração que Barnes. O prestigiado
McEwan costura "Amsterdan"
não com fatos, mas com a psicologia de personagens comuns, diante
de temas como morte, distúrbios
emocionais e sexo. Por fim, completando o páreo está Patrick
McCabe, irlandês que ganhou notoriedade no ano passado com o
sombrio "The Butcher Boy" e concorre com "Breakfast on Pluto".
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|