São Paulo, segunda, 26 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
O publicitário gaúcho Ricardo Freire lança hoje "Viaje na Viagem", baseado em experiências pessoais
Livro oferece "auto-ajuda' para turistas

LEANDRO FORTINO
da Reportagem Local

"Meu livro reúne conselhos de viagem de alguém que viajou mais do que o aconselhável", brinca o publicitário gaúcho Ricardo Freire, 34, que lança hoje o seu primeiro livro, "Viaje na Viagem - Auto-Ajuda para Turistas".
Por meio de uma visão ultrapessoal e muito bem-humorada, Freire mostra como planejar uma viagem com a antecedência necessária para evitar os inconvenientes que costumam acontecer quando não se "viaja" antes de arrumar a mala e embarcar em um avião.
Além disso, dá dicas de roteiros prontos, que ele chama de cardápios, bem variados, feitos a partir de sua experiência própria, e um pequeno dicionário de destinos.
Folha - O que é conhecer um país para você?
Ricardo Freire -
Gosto da síntese. Gosto de grandes e muitas emoções. Gosto de viajar abrindo e fechando mala bastante, selecionando os lugares mais representativos de cada lugar, ir a esses lugares sabendo o que há de mais especial: o mais procurado, o mais famoso... É o momento em que você faz o seu cardápio, pegando as coisas mais especiais do lugar.
Folha - Por que as pessoas ainda ficam perdidas quando viajam?
Freire -
Porque elas não planejam. Muita coisa é decidida em cima da hora, você chega aos lugares sem saber exatamente o que esperar. É uma questão de se informar, de começar a viajar na viagem antes da viagem. Se eu digo alguma coisa no livro é isso.
Folha - Na parte de divertimentos que uma cidade oferece, em que se diferencia a visão do turista e a do morador local?
Freire -
Mesmo o turista informado cai em 802 mil roubadas. Ele é vítima disso porque quer aproveitar mais a cidade. O morador é acomodado, não aproveita a sua cidade. Por isso férias são tão bacanas. A gente vai com o tesão de descobrir as coisas, de sair todo dia, de curtir.
Folha - Por que os brasileiros fogem de outros brasileiros quando estão no exterior?
Freire -
Não escrevi sobre isso no livro, mas já pensei nisso. Acho que é tão recente essa coisa do brasileiro viajar que a gente tem um preconceito contra brasileiro muito grande. Isso acaba se refletindo no exterior.
²
Livro: Viaje na Viagem - Auto-Ajuda para Turistas Autor: Ricardo Freire Lançamento: Mandarim Quanto: R$ 29 (336 págs.)
Quando: hoje, a partir das 19h Onde: restaurante Lolita (r. Bahia, 399, tel. 011/3159-1965) Na Internet: www.viajenaviagem.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.