São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Criada a partir de um fanzine, obra tem lançamento hoje em SP
"02 Neurônio" põe conversa de meninas na literatura


especial para a Folha


Tudo começou com um fanzine, daqueles recortados, colados e copiados em xerox. Mas Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso queriam mais. E está aí o resultado da ambição desmedida das meninas: o livro "02 Neurônio - Almanaque para Garotas Calientes".
Não é assim um "Relatório Hite", mas revela muito do pensamento feminino -versão anos 90. Tem de tudo um pouco, do feminismo às conversas sobre dietas, de bons costumes ao uso de drogas. Com muito bom humor.
A aventura do "02 Neurônio" ("dois neurônio" mesmo) começou em 97, quando as jornalistas cariocas, em uma mesa de bar, se queixando dos homens como -garantem- todas as mulheres, resolveram pôr as (más) idéias sobre o outro sexo no papel.
O livro chega já com a pretensão de ser o primeiro de uma série. "Queremos que saia um livro a cada seis meses, como um almanaque mesmo", diz Raq (Raquel) Affonso, 26, a mais nova do grupo -as outras têm 29. "Elas morrem de ódio de mim por isso", revela.
Mesmo sem a família aprovar por completo textos como o de sexo anal ou o da Pomba-Gira -""Minha avó é espírita, vai enfartar se vir isso", diz Nina-, as três resolveram não pôr no livro nenhuma censura.
"Não é nada que não se converse animadamente em rodinhas", diz Jô. "Seria hipocrisia se não tocássemos em todos os assuntos."
Com projeto gráfico de Joana Brasileiro, o "Almanaque" traz textos inéditos, alguns já publicados no fanzine "02 Neurônio", artigos de Cláudio Paiva e Xico Sá e quadrinhos de Adão Iturrusgarai, entre outros. (CM)


Livro: 02 Neurônio - Almanaque para Garotas Calientes Autoras: Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso Editora: Conrad Quando: lançamento hoje, às 19h
Onde: Livraria Futuro Infinito (r. Oscar Freire, 2.303, tel. 0/xx/11/3064-5358)
Quanto: R$ 14,90 (104 págs.)


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Pizza e pó
Próximo Texto: Dona Maria e as garotas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.