São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Oasis arma volta e vem ao Brasil no ano 2000

da Redação

Que soem as cornetas, as da reverência e as do escárnio. A banda inglesa Oasis, aquela, já domina de novo o noticiário pop.
Estão devidamente anunciados a próxima turnê mundial, os shows para estádios na Inglaterra, a miniturnê americana, a nova formação e tudo sobre o quarto disco da polêmica banda.
O "novo" Oasis, depois da debandada do baixista e do guitarrista originais, sai em turnê mundial com formação outra em fevereiro de 2000. Em alguma data entre março e maio, a banda de Liam e Noel Gallagher deve desembarcar no Brasil para shows da "perna" sul-americana do giro planetário.
A turnê mundial tem largada no dia 29 de fevereiro no Japão, roda a Ásia, vem para a América do Sul e depois segue para os EUA e termina na Europa.
A foto da nova formação do Oasis foi divulgada nesta semana, na Inglaterra (veja nesta página). Em substituição ao baixista Paul Guigsy e ao guitarrista Bonehead, que abandonaram o grupo em agosto, entraram, respectivamente, Andy Bell (ex-guitarrista da brilhante e finita banda Ride) e Gem (ex-Heavy Stereo).
A turnê mundial do Oasis tem começo na época do lançamento do quarto álbum oficial da banda, "Standing on the Shoulder of Giants", que chega às prateleiras das lojas inglesas e americanas no final de fevereiro.
As dez faixas do CD novo são "Fuckin" in the Bushes", "Go Let It Out", "Who Feels Love?", "Put Your Money Where Yer Mouth Is", "Little James", "Gas Panic!", "Where Did It All Go Wrong?", "Sunday Morning Call", "I Can See a Liar" e "Roll It Over".
O primeiro single do disco está escolhido. É "Go Let It Out", que precede o quarto disco do Oasis e será lançado no dia 7 de fevereiro no Reino Unido.
Mais: o álbum "Standing..." marca a entrada do encrenqueiro Liam no campo das composições. A faixa "Little James" é a primeira canção que o irmão de Noel escreve para o Oasis.
O Oasis também anunciou nesta semana uma série de três megashows em julho na Inglaterra, desses em estádio, na etapa britânica da turnê mundial.
Cerca de 160 mil pessoas são esperadas nos três concertos, que terão seus ingressos colocados à venda no dia 4 de dezembro, Informações de como comprá-los (não devem durar muitas horas, presume-se) serão divulgadas na próxima terça-feira.
O Oasis não se apresenta no Reino Unido desde dezembro de 1997, quando o grupo tocou no Wembley Arena, em Londres.
Noel Gallagher fez o comentário típico: "Escolhemos o estádio de Wembley para o show de Londres porque não gostamos mais de tocar em lugares grandes".

EUA, mês que vem
Como aquecimento para a turnê mundial, o Oasis realizará quatro shows nos EUA, no mês que vem, botando pela primeira vez Liam, Noel e o baterista Alan White no mesmo palco dos novos integrantes, Bell e Gem.
A série de apresentações será organizada e transmitida ao vivo por quatro rádios americanas. O primeiro show, da rádio Y-100, será na Filadélfia, no dia 3 de dezembro. Chicago, no dia 4 (rádio Q101), Detroit, no dia 5 (CIMX), e Los Angeles, no dia 11 (show para a famosa rádio KROQ), completam a miniturnê Americana.
Segura.
(LÚCIO RIBEIRO)


Hoje, excepcionalmente, não é publicada a coluna de José Simão


Texto Anterior: Televisão: Canal Futura estréia programa comandado pelo titã Tony Belotto
Próximo Texto: Rádio: Banco "financia" a história da MPB
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.