São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carvoeiros vão ao Sundance pelo Brasil

IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

O documentário brasileiro "Os Carvoeiros", dirigido pelo inglês Nigel Noble, é um dos destaques do Sundance Film Festival 2000, que acontece nos Estados Unidos em janeiro do próximo ano.
Apesar de o festival ainda não ter divulgado sua lista oficial de selecionados -isso deve acontecer nos próximos dias-, o produtor e o diretor do filme brasileiro foram informados da inclusão anteontem.
"Os Carvoeiros" será exibido na mostra "Cinema Mundial", normalmente restrita a filmes de ficção. O filme concorre a prêmios de público e de melhor produção latino-americana.
"Recebi um telefonema de Geoffrey Gilmore, co-diretor do festival", afirmou o inglês Noble, por telefone, de Los Angeles. O documentarista ganhou, em 81, o Oscar do gênero por "Close Harmony", sobre um coral de idosos e crianças.
O produtor José Padilha, da carioca Zazem Produções, falou com Rebecca Yeldham, diretora de projetos especiais da programação internacional do festival.
"O que interessou a eles foi, principalmente, o fato de o filme dar voz apenas aos carvoeiros. Não há entrevistas com especialistas, sociólogos ou políticos", disse Padilha. "Gostaram também da trilha sonora."
O Sundance é o principal festival de cinema independente dos Estados Unidos. Em sua edição passada, a mostra "Cinema Mundial" exibiu um longa ("Ação entre Amigos", de Beto Brant) e dois curtas brasileiros ("Tangerine Girl", de Liloye Boubli, e "Todo Dia Todo", de Flávio Frederico).
"Os Carvoeiros" deve ser o único longa brasileiro escalado para o Sundance este ano. Será exibido duas vezes no festival, que vai de 20 a 30 de janeiro de 2000. Um curta brasileiro, ainda não escolhido, vai abrir as duas projeções.
"Os Carvoeiros" é um filme sobre os trabalhadores que produzem carvão no interior do Brasil. As filmagens foram feitas no ano passado. A inspiração veio de um ensaio fotográfico sobre carvoeiros realizado por Marcos Prado entre 91 e 98.
O filme estréia em São Paulo e no Rio na próxima sexta.


Texto Anterior: Cinema: Faroeste à brasileira abre competição em Brasília
Próximo Texto: Teatro: Leitura traz adaptação de Almodóvar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.