São Paulo, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série traz músicas da República Velha

da Reportagem Local

A série "Brasil 500 Anos - Música e História", iniciada em abril último com concertos mensais no Sesc Ipiranga, terá prosseguimento hoje, com um programa reservado à estética da República Velha e do Estado Novo.
Os ingressos para o concerto desta noite são gratuitos.
Os intérpretes serão o pianista Antônio Bezzan, a soprano Adélia Issa, o flautista José Ananias e o violonista Edelton Groeden.
A música erudita brasileira na primeira metade deste século foi marcada pela emergência do nacionalismo -corrente que, na esteira do modernismo de Mário de Andrade e da elaboração musical de Villa-Lobos, procurou recuperar temas folclóricos ou com raízes populares.
Além de Villa-Lobos, que já foi objeto de concerto exclusivamente com suas peças, serão interpretados Lorenzo Fernandez, Fructuoso Vianna, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e Ernst Mahle.

Camargo Guarnieri
Três obras de Camargo Guarnieri no programa possuem uma trajetória curiosa.
"Desafio" foi apresentada pela primeira vez em 1950 e depois se extraviou. "Acalanto" e "Cunhantã" não são interpretadas há pelo menos duas décadas.
A soprano Adélia Issa também obteve das viúvas de Guarnieri e Mignone duas canções que permaneciam inéditas até o Festival de Campos do Jordão de 1977. Serão portanto interpretadas, hoje, pela segunda vez.
A série de concertos mensais promovidos pelo Sesc Ipiranga, que tem como curadora a pianista Marina Brandão, deve se prolongar até o mês de abril, sendo encerrada com os 500 anos do Descobrimento.



Concerto: Brasil 500 Anos
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 0/xx/11/3340-2000
Quando: hoje, às 21h
Quanto: grátis (ingressos devem ser retirados a partir das 19h30)


Texto Anterior: Música: Sinfônica Municipal exibe peças inéditas
Próximo Texto: Moda: BBC acusa agências de abuso sexual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.