São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRIE

"Pastores" de Amado pregam solidariedade

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

A série "Pastores da Noite" chega hoje à Globo com o jogo praticamente ganho. Trata-se do mais novo produto do diretor Guel Arraes, responsável por alguns dos maiores sucessos exibidos na emissora, como "O Auto da Compadecida" e "Os Normais". A fórmula mágica é completada pelo escritor baiano Jorge Amado (1912-2001), autor do livro homônimo de 1964 que inspirou a série.
O ideário de Amado, repleto de questões com alto potencial dramático na TV -boemia, malandragem, religião- é aqui realçado pela utilização de película 16 milímetros e um elenco estelar. Além de Matheus Nachtergaele, Fernanda Montenegro e Luís Carlos Vasconcelos, a série traz Lázaro Ramos ("Madame Satã"), em sua estréia na televisão.
Em quatro episódios semanais, a série é ambientada na Bahia dos anos 60, onde cinco "pastores" circulam entre o bar de Alonso (Flávio Migliaccio), um bordel e as ruas da cidade.
A idéia da adaptação surgiu quando o diretor e roteirista Sérgio Machado, 34, da Videofilmes, começou as pesquisas para seu filme "Noites de Temporal". "Jorge Amado funciona na TV porque sempre quis dialogar com o grande público, ele era popular no bom sentido da palavra", diz Machado. "Os brasileiros retratados em seus livros são mais solidários, têm uma tolerância religiosa maior, aceitam as diferenças. Acho que isso é o que mais me atrai nele, pois acredito que esse valores estão se perdendo."
Como cada episódio é uma história fechada, Machado acredita que a série pode continuar no ano que vem e, talvez, até ganhar uma versão cinematográfica.
No episódio de hoje, "O Casamento do Cabo Martim", Eduardo Moscovis é um homem mulherengo que deixa os amigos perplexos ao anunciar que vai se casar com Marialva (Camila Pitanga). A situação complica-se quando Curió (Nachtergaele) diz que está apaixonado pela noiva.


PASTORES DA NOITE - quando: hoje, às 22h35, na Globo.


Texto Anterior: Brasilianas
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Mostrar e esconder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.