UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Paulie, o Papagaio Bom de Papo
Globo, 15h40.

(Paulie). EUA, 98, 91 min. Direção: John Roberts. Com Gena Rowlands, Cheech Marin. Paulie é um papagaio singular, que não apenas fala, mas efetivamente conversa. E o objetivo final dessas conversas é reencontrar a menina Marie, sua primeira dona. Infantil.

Intercine
Globo, 1h50.

Disputam a exibição de quarta o drama "Febre da Selva" (91, de Spike Lee, com Wesley Snipes, Annabella Sciorra) e o terror "Instinto Fatal" (88, de George A. Romero, com Jason Beghe, John Pankow). (INÁCIO ARAUJO)

Celebração do fracasso

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Uma das heranças malditas da arte "alternativa" é o culto ao nada. Explicando melhor: a fuga dos padrões criou a base para que engodos fossem vistos como obras superiores.
Kevin Smith, por exemplo, é um legítimo representante dessa turma. Com o barato "O Balconista", até conseguiu enganar. Com mais dinheiro, fez "Barrados no Shopping" (Telecine Happy, 21h45), fracasso comercial sobre dois sujeitos que, após serem dispensados pelas namoradas, vão ao shoppping. O problema não é que Smith tenha se afastado de suas raízes.
O problema são as raízes: um cinema que vive apenas de referências (HQs, música etc.), que vê o fracasso como uma meta e gira em falso, numa pretensa crítica ao niilismo de parte da juventude. Com Kevin Smith, há apenas celebração.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Bush acaricia peru e solta a franga!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.