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CRÍTICA
Quem acredita em Papai Noel?
DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL
Experimentar com as novas tecnologias no cinema
não é necessariamente um mau
negócio. Quando Walt Disney resolveu assumir o risco e inserir
música nos desenhos animados,
em 1928, foi um sucesso. Quando
a Pixar sugeriu à Disney abandonar lápis e papel e rodar um filme
inteiro em animação digital ("Toy
Story", 95), também funcionou.
Portanto fazer de "O Expresso
Polar" o primeiro filme 100% produzido em "mo-cap" (captura digital de movimento) não foi o erro
de Tom Hanks e Robert Zemeckis. O problema da produção, que
estréia hoje nos cinemas do país,
está na sua temática, a cansada ladainha da "magia do Natal".
Mas, quando a competição pela
(milionária) atenção das crianças
envolve monstros engraçados,
peixes falantes e -uau!- super-heróis dos gibis, fala sério, quem
vai ligar para o velhote barrigudo?
Mas Hanks, que é produtor-executivo do filme, além de interpretar cinco personagens diferentes, insistiu que a história "simples, mas complicada", baseada
num livro ricamente ilustrado de
Chris van Allsburg (Nova Fronteira) precisava ser levada às telas.
Garoto perde a fé em Papai
Noel. Durante a noite de Natal,
um trem pára diante da porta de
sua casa e o transporta para uma
viagem (com volta a tempo de
abrir os presentes) ao pólo Norte.
Antes que me acusem de mal-humorado, ou pior, desprovido
do espírito natalino, vale dizer
que o uso das técnicas digitais por
vezes impressiona os olhos. São
lindos o enorme trem expresso, o
"travelling" de câmera com uma
alcatéia de lobos e, vá lá, a terra de
Papai Noel. Mesmo assim as expressões faciais e movimentos
dos atores não convencem, parecem saídos de um videogame.
Sem falar no discurso "não é necessário ver para crer", que soa até
constrangedor em um país que
não viu, mas acreditou nas tais armas de destruição em massa...
O Expresso Polar
The Polar Express
Direção: Robert Zemeckis
Produção: EUA, 2004
Quando: a partir de hoje nos cines
Butantã, Central Plaza e circuito
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