São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Virtual chic

SITE FARFETCH.COM,UMA DAS MAIORES LOJAS VIRTUAIS DE MODA DO MUNDO, GANHA VERSÃO BRASILEIRA

Preparem os cartões de crédito. O Farfetch.com, um dos maiores sites de e-commerce fashion do mundo, acaba de chegar ao Brasil.
Além de contar com uma seleção de mais mil marcas importadas de roupas, acessórios e decoração, o site está investindo numa seleção de grifes brasileiras.
Alexandre Herchcovitch, Studio Pilar e Lino Villaventura, por exemplo, já têm peças à venda no Farfetch. "A ideia é chegar a cem marcas brasileiras em dois anos", diz o português José Neves, CEO e fundador do site.
Muitas empresas de e-commerce estrangeiras fazem entregas no Brasil.
A diferença é que, com o Farfetch, os preços já vêm em reais e com todos os impostos pagos. "O cliente não precisa esperar o produto ser liberado na alfândega nem arcar com taxas para retirar a mercadoria. Ou seja, acaba saindo mais barato e o produto chega diretamente à porta do consumidor", conta Daniela Cecílio, sócia do site.
A operação em versão brasileira do Farfetch começou a ser montada em 2009. Po-rém o lançamento oficial aconteceu nesta semana, com uma festa em São Paulo.
O site já faz entregas em todo o Brasil e oferece os lançamentos em "tempo real", assim que eles chegam às lojas na Europa e nos EUA. "Além disso, temos grifes que não são vendidas no Brasil em lojas físicas, como Alexander McQueen, Rick Owens e todos os designers belgas", conta Cecílio.
Os produtos importados pela Farfetch vêm de grandes multimarcas estrangeiras, responsáveis pelo estoque. No caso das grifes brasileiras, o produto vem diretamente das lojas da marca. O site cuida de todos os processos fiscais e logísticos.
Segundo Neves, o Farfetch, que tem sede em Londres, está comemorando a chegada de seu mais novo parceiro: o Boutiques.com, portal de compras fashion do Google que reúne as maiores lojas on-line do mundo. "Em dois dias, recebemos mais de 8.000 visitas vindas de lá."

Boutiques.com vira rede social para fashionistas

Pouco mais de uma semana depois de sua estreia, o Boutiques.com já virou parada obrigatória dos alucinados por moda. Mais do que cumprir o papel de um portal que reúne as melhores lojas virtuais especializadas em roupas do mundo, o site começa a revelar seu potencial de rede social fashionista.
O Boutiques.com conta com filtros para ajudar a consumidora. Basta fazer um teste de preferências para receber dicas de produtos relacionados a perfis específicos: clássico, casual, street etc.
Mas o grande lance são as "vitrines" montadas por celebridades e blogueiros, que podem ser "seguidas", assim como no Twitter. A lojinha com os produtos preferidos da atriz Carey Mulligan, por exemplo, já conta com mais de 1.400 seguidores.
É possível ainda "adicionar" as boutiques de marcas e tendências específicas e avaliar os produtos com o botão "Love", que equivale ao "Curtir" do Facebook.

ASFALTO QUENTE
Ao lado, croqui de inverno 2011 da grife Juss, da estilista Juliana Souza, um dos destaques da 28ª Casa de Criadores. O evento rola deste domingo até a próxima quarta-feira (1º/12). A abertura será às RSh, quando mais de 200 estilistas amadores mostrarão suas coleções pelas ruas da região central de São Paulo. A passeata, batizada como Fashion Mob, sai do largo do Arouche em direção ao parque da Luz. "Estamos colocando em prática o que chamam de democratização da moda", diz o diretor da Casa, André Hidalgo.

TUITADAS
@aherchcovitch Compra online eh tudo! Vc não precisa se relacionar c ninguém, menos atritos.

O estilista Alexandre Herchcovitch sobre os benefícios do e-commerce

com PEDRO DINIZ


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