São Paulo, sexta, 26 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

TRÊS NINJAS CONTRA-ATACAM
Bandeirantes, 13h. (Three Ninjas Kick Back). EUA, 1994, 93 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Victor Wong, Elliott Slade, Sean Fox. Quadrilha sequestra o avô dos três ninjas em questão -Colt, Rocky, Tum Tum- a fim de arrancar dele o mapa de uma ilha do tesouro. Os ninjas viajam até o Japão para resolver o problema. A não esperar muito. Inédito.

O FUSCA ENAMORADO
SBT, 13h30. (Herbie Goes to Monte Carlo). EUA, 1977, 104 min. Direção: Vincent McEveety. Com Dean Jones, Don Knotts, Julie Sommars. Herbie vai à França participar do célebre rali de Montecarlo. Herbie, que aqui se apaixona por outro carro, já está meio batendo pino. Em todo caso, em tempo de Natal, vale tudo.

SUPERCOLOSSO
Globo, 16h. Brasil, 1995. Direção: Luis Ferre. Com Luana Piovani, Marcelo Serrado, Camila Pitanga. O tempo passou para a turma do TV Colosso, programa que a Globo tirou do ar. Mas é simpático esse filme infantil no qual a turma promove uma gincana para homenagear o Dia do Cachorro. Inédito.

LUCKY LUKE - A BALADA DOS DALTONS
Record, 18h. França, Bélgica, 1978, 85 min. Desenho animado longo que dá sequência às aventuras de Lucky Luke, o herói de Goscinny. Os Dalton agora precisam eliminar os jurados e o juiz que condenaram seu tio, já morto: é a vingança que precisam executar para receber a herança dos tios. Lucky Luke, porém, estará lá. Inferior ao primeiro "Lucky Luke", mas bem acima da média.

DAVID COPPERFIELD
Record, 20h30. EUA. A Record não fornece ficha técnica do desenho sobre o menino que pena nas mãos do padrasto autoritário. Que a história é boa, é. No mais, sem referências.

STEEL SHARKS: TUBARÕES DE AÇO
Bandeirantes, 21h. (Steel Sharks). EUA, 1997, 94 min. Direção: Rodney McDonald. Com Gary Busey, Billy Dee Williams. Os Tubarões de Aço são uma equipe de elite que, munida de um submarino, tenta resgatar perito em armas químicas sequestrado por agentes inimigos. Inédito.

PAPAI FANTASMA SBT, 21h45. (Ghost Dad). EUA, 1990, 92 min. Direção: Sidney Poitier. Com Bill Cosby, Kimberly Russell. O pai fantasma em questão é Cosby. Mesmo depois de morrer em um acidente, ele protege sua família.

O MILAGRE DA RUA 34
Record, 22h10. (Miracle on the 34th Street). EUA, 1995, 113 min. Direção: Les Mayfield. Com Richard Attenborough, Elizabeth Perkins, Dylan McDermott. Um Papai Noel de loja pretende ser o verdadeiro Papai Noel. É internado. Graças a isso, uma menina que não acreditava nele passará a crer fervorosamente. Enfim, a fé e não o comércio continua sendo o móvel do Natal, neste "remake" de "De Ilusão Também se Vive" (1947). Inédito.

INTERCINE
Globo, 23h. Concorrem à exibição, no fecho da semana, os seguintes filmes: "Recordações" (1993, de Randa Haines, com Robert Duvall, Richard Harris), "Loucuras de um Divórcio" (1994, de Michael Tolin, com Peter Weller, Judy Davis) e "Dave - Presidente por um Dia" (1993, de Ivan Reitman, com Kevin Kline, Sigourney Weaver).

GOODBYE AMERICA
Bandeirantes, 23h. (Goodbye America). EUA, 1997, 115 min. Direção: Thierry Notz. Com Corin Nemec, James Brolin, Michael York. Três jovens oficiais da Marinha dos EUA enfrentam problemas -numa base em uma pequena cidade- que mudarão suas vidas. Sem referências. Inédito.

ED MORT
Cultura, 23h30. Brasil, 1997, 102 min. Direção: Alain Fresnot. Com Paulo Betti, Cláudia Abreu. O detetive Ed Mort (Betti) é convocado por uma mulher misteriosa para procurar o Silva, seu marido, um mestre dos disfarces. Apesar das aparências, do personagem (criado por Luís Fernando Veríssimo) e do roteiro, esta comédia explora pouco o aspecto paródia (do filme noir). No cinema, o público se divertiu (sobretudo com os diálogos), o que talvez favoreça uma boa acolhida em TV deste filme meio frouxo co-produzido pela TV Cultura. Inédito.

CARROSSEL
Globo, 1h45. (Carousel). EUA, 1956, 128 min. Direção: Henry King. Com Gordon MacRae, Shirley Jones. Empregado de carrossel, com péssima reputação, ganha, ao morrer, o direito de voltar à Terra para ajudar a filha, que sofreu por conta da fama do pai. Musical.

APERTEM OS CINTOS! O PILOTO SUMIU
Globo, 4h. (Airplane). EUA, 1980, 88 min. Direção: Jim Abrahams, Jerry e David Zucker. Com Robert Hays, Julie Haggerty, Leslie Nielsen. Paródia bem articulada e original dos filmes tipo "Aeroporto".

O MESSIAS
SBT, 2h30. (Il Messia). França/Itália, 1975, 137 min. Direção: Roberto Rossellini. Com Pier Maria Rossi, Mita Ungaro. Depois que Moisés leva o povo judeu à Terra Prometida, as coisas não saem muito conforme o planejado. Daí, esse povo começa a ansiar pela chegada do Messias, aquele que estabelecerá um mundo de justiça. Rossellini, católico por excelência, faz seu último filme. Vale por um Natal. Só para São Paulo.

Narcisismo à japonesa

da Redação

"Um Dia Muito Especial" (Multishow, 22h30 e 5h15), de Ettore Sola, é talvez o melhor filme do diretor, Narra o encontro entre um homossexual (Marcello Mastroianni) e uma dona-de-casa fã de Mussollini (Sophia Loren), na época do fascismo.
Ainda de Scolla, o terno "Nós que Nos Amávamos Tanto" (Eurochannel, 16h) sobre os encontros e desencontros de dois amigos apaixonados pela mesma mulher.
Por fim, reprise do episódio japonês da série Cem Anos de Cinema (Bravo Brasil, 0h30). Uma decepção: Nagisa Oshima narra a história do cinema no Japão como se ela não fosse mais que uma preparação ao advento de... Nagisa Oshima. Não é por aí.
(IA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.