UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

ALTA-COSTURA

Ungaro e Chanel também são destaques da temporada de 2003

Galliano é celebrado em Paris

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A semana da alta-costura para o verão 2003 terminou na última quinta, em Paris, destacando as coleções de John Galliano para a Maison Dior, Karl Lagerfeld para a Chanel, e Emanuel Ungaro -aclamada como a melhor coleção do estilista.
Focando na Ásia, o mercado consumidor que mais importa no mundo atualmente, John Galliano abriu a semana. Mesmo fazendo a milionária platéia esperar duas horas por sua apresentação, o estilista inglês foi celebrado como "o último imperador da moda".
Não é pouca coisa, tanto é que tirou de casa o mestre Pierre Cardin, que disse ser o único criador em atividade que ele admira. E ele hoje responde pelo aumento de 41% nas vendas de 2002 do segmento alta-costura do grupo LVMH.
A coleção Dior tem tudo a ver com o prêt-à-porter de Galliano, com os mesmos exercícios de volume e silhueta ampliada. É inspirada na China imperial, com acrobatas orientais na passarela, maquiagem de gueixa, enormes sombrinhas e muitos quimonos.
Ungaro, que vive grande momento também na sua linha prêt-à-porter com direção criativa do talentoso Giambatista Valli, declara-se adepto do maximalismo, da extravagância das cores. É o que confirma sua alta-costura, que deixa a temática étnica da coleção anterior e investe na imagem de grandes damas em vestidos esvoaçantes com imensos chapéus florais.
Ao som de "Simpathy for the Devil", dos Rolling Stones, Ungaro renova sua estética de luxo com estampas figurativas de rostos, bocas e estrelas, que também decoram colares e golas do novo smoking.
Christian Lacroix, outro destaque da semana, preza neste momento de crise do mercado de bens de luxo por roupas usáveis, ainda que a imagem seja criativa e fantasiosa.
Seu desfile é um mix de rosas, listras e estampas de bolas e estão lá a fascinação pelo look toureiro e por bailarinas. Na clássica passarela pink, sua cor favorita, Lacroix desfilou modelos em peruca branca em estilo Maria Antonieta punk.
Na maison Chanel, Karl Lagerfeld olha para o clássico tailleur de mademoiselle Coco Chanel, transformado-o em roupas de luxo. Cobre suas modelos de pérolas e camélias, num desfile cheio de frescor e leveza. O planeta fashion continua girando com os desfiles masculinos em Paris, que terminam amanhã.


Texto Anterior: Brasil fashionista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.