São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

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São Paulo entra em campo

Ana Ottoni/Folha Imagem
Modelo apresenta look nas cores da bandeira de São Paulo no desfile dos 450 anos, organizado pelos estilistas da SPFW


Na cola dos 450 anos, São Paulo Fashion Week dá seu pontapé inicial amanhã em clima de otimismo

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Começa amanhã a décima-sexta edição da São Paulo Fashion Week, última etapa da temporada de lançamentos para o inverno 2004, seguindo por sete dias na Fundação Bienal, somente para convidados. A moda brasileira como um todo se mostra mais sólida, fortalecida pelos desfiles do Fashion Rio, que conseguiu fazer sua melhor edição até aqui, ainda que sem as marcas de praia participando do evento.
Colaboram para o bom momento o sucesso do primo Amni Hot Spot e a emergência de novos talentos vindos da Casa de Criadores. Por fim, há um clima de otimismo, uma grande vontade que a situação efetivamente possa melhorar para um combalido varejo paulistano.
Orçado em R$ 5 milhões, a São Paulo Fashion Week cola no aniversário de 450 anos como temática, olhando para a dinâmica da metrópole, as artes e para os movimentos de ruptura relacionados à cidade. A curadoria visual do evento é da diretora e cenógrafa Daniela Thomas, que centrou no modernismo, no concretismo e na antropofagia como principais diretrizes. "Foram movimentos de ruptura, e ao tratar deles discutimos também identidade, inserção, auto-estima e a valorização do que é ser brasileiro, que é o que esses movimentos fizeram e o que buscamos também para a moda", diz Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week.
Uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) leva até o prédio da Bienal uma sala especial, que terá obras de nomes como Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho.
"Usamos como iconografia desta edição um mapa-múndi em que as proporções são diferentes, pois queremos mostrar que podemos ser o centro das atenções do mundo. Na semana que vem, começam os desfiles de Nova York, então queremos mostrar que agora os olhos estão voltados para cá", diz o diretor.
Tudo isso, segundo ele, faz parte de um planejamento estratégico que visa fortalecer também a moda brasileira dentro do mercado internacional. São 85 convidados estrangeiros, entre jornalistas e compradores, número recorde até hoje. E será montado, no terceiro andar do prédio, um salão de show-rooms para negócios, voltado principalmente para o interesse internacional, que será fixo, em toda edição.
Haverá salões entre as duas edições da São Paulo Fashion Week, destinados ao que se chama na moda de pré-coleções, de primavera e de outono, bem focadas no produto e no comercial, sem desfile, mas acompanhada de seminários e debates. "Estamos mais preparados", diz Borges.

SÃO PAULO FASHION WEEK. Onde: Fundação Bienal, no parque do Ibirapuera. Quando: de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, somente para convidados.


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