São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

John Herbert morre aos 81 anos em SP

Ator de novelas como "Que Rei Sou Eu" estava internado desde o último dia 5 com insuficiência respiratória

Intérprete começou na extinta Companhia Vera Cruz, fez mais de 40 novelas e produziu espetáculos teatrais

DE SÃO PAULO

O ator John Herbert, 81, morreu ontem em São Paulo, às 12h30, em decorrência de um enfisema pulmonar. Ele estava internado desde o último dia 5 no HCor (Hospital do Coração) com insuficiência respiratória.
O enfisema pulmonar provoca uma destruição irreversível das áreas de troca gasosa do pulmão. Em geral, a doença é causada pelo fumo.
Herbert participou de produções no cinema, no teatro e na televisão, em emissoras como TV Tupi, Band, SBT e Globo. Nesta, atuou em novelas como "Que Rei Sou Eu" (1989), "Perigosas Peruas" (1990), "O Dono do Mundo" (1992) e "Três Irmãs" (2008).
Herbert começou a carreira quando passou a frequentar a Cinemateca do Museu de Arte Moderna de São Paulo e lá conheceu figuras importantes da dramaturgia brasileira, como Manoel Carlos e Flávio Rangel.
O ator começou o curso de direito da Universidade de São Paulo, em 1949, e, um ano antes de se formar, foi aprovado na Companhia Cinematográfica Vera Cruz para o filme "Uma Pulga na Balança" (1953).
No começo da década de 50, Herbert conheceu a atriz Eva Wilma, com quem foi casado durante 21 anos e teve dois filhos.
Separou-se em 1976 e se casou dois anos depois com a também atriz Claudia Librach, com quem teve mais dois filhos
No final dos anos 60, começou a produzir peças para o teatro, entre eles "Black-Out" (1967), com Regina Duarte, "A Cozinha", de 1968, "Os Rapazes da Banda", de 1970, entre outras.
O ator deixa quatro filhos e netos. Até o fechamento desta edição, nem o hospital nem a família do ator haviam se pronunciado.


Texto Anterior: Opinião: Compositor ocupa lugar único na música popular brasileira
Próximo Texto: Brasileiro concorre a prêmio francês de HQ
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.