São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro concorre a prêmio francês de HQ

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

A cidadezinha de Angoulême, no oeste francês, será tomada hoje, como de costume, por gibis.
O mais importante festival de quadrinhos do mercado franco-belga é realizado ali anualmente desde 1974.
Com a chegada do evento, a cidade fica toda enfeitada com temática de HQs.
Editoras do mundo todo levam artistas para assinar exemplares e dar entrevistas.
O destaque desta edição será o britânico Charlie Adlard, autor de "Walking Dead", gibi de zumbi que virou série de televisão.
A HQ é um dos 58 álbuns que concorrem ao grande prêmio do festival, a ser entregue neste domingo. O brasileiro Wander Antunes, 44, também está no páreo. Ele roteirizou "Toute la Poussière du Chemin" (qualquer poeira da estrada, editora Dupuis, ainda inédito no Brasil), indicado ao troféu em forma de gatinho.
Em entrevista à Folha, o artista comemora a indicação. "Eu, como todo o mundo, quero ser aceito, então fico contente da vida quando dizem "sim" para os projetos em que estou envolvido."
O prêmio, nas palavras de Antunes, pode dar "visibilidade num nível absurdo".
No ano passado, foram publicados 5.165 gibis na França, segundo a ACBD (a associação francesa de críticos e jornalistas de histórias em quadrinhos). Livrarias dedicam estantes aos trabalhos premiados.

DELEGAÇÃO
Antunes publica nesse mercado concorrido desde 2005, mas não tem planos de um dia visitar o festival.
"Sem chance", diz. "Sou um desastre socialmente, e a França não fica logo ali."
A delegação brasileira será pequena. Claudio Martini, editor da Zarabatana, confirma a presença no festival, assim como o cartunista Bira Dantas e o quadrinista Edu Mendes ("Quarto Mundo").
A feira receberá também artistas de renome como a japonesa Riyoko Ikeda ("Rosa de Versalhes"), o francês Moebius ("Blueberry") e o norte-americano Dash Shaw ("Umbigo sem Fundo").


Texto Anterior: John Herbert morre aos 81 anos em SP
Próximo Texto: Comida: Queijo de colher
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.