São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Lucros imateriais

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora tenha saído à frente de outras gravadoras na tentativa de inserir o Brasil na era da música virtual, a multinacional EMI se assemelha às outras no discurso ressabiado.
Primeira grande companhia a firmar acordo de licenciação de fonogramas à loja virtual iMusica, a EMI define a atitude como estratégica, não comercial.
Segundo o diretor de marketing André Matalon, "por enquanto, o resultado financeiro está em segundo plano, pois a penetração de computadores no Brasil não chega a 20%".
"Por força da pequena abrangência da conexão de banda larga, o resultado financeiro é imaterial", afirma o vice-presidente da EMI, Luiz Bannitz.
"Nossas ações são estratégicas", completa. "Queremos combater a pirataria e proporcionar conteúdo de boa qualidade aos usuários, para que adquiram música de forma lícita".
Embutida nesse raciocínio está outra iniciativa pioneira da gravadora -que tem provocado protestos e até processos de usuários. Seus CDs têm um dispositivo que dificulta a gravação em computador, impedindo sua livre circulação entre consumidores que já desistiram do CD.

O NÃO-LANÇAMENTO

Os Novos Baianos são sempre mais lembrados por seus discos inaugurais, do início dos anos 70. Mas não ficava muito a dever a eles este "Caia na Estrada e Perigas Ver", de 1976. Além da épica faixa-título, destacavam-se releituras em samba elétrico dos clássicos "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, e "Ziriguidum", celebrizado por Jackson do Pandeiro, que a voz convicta de Baby Consuelo sacudia e transformava. O disco era da Tapecar, uma das muitas gravadoras que não sobreviveram à forte internacionalização da indústria daqui.

ITAMAR & NANÁ, ENFIM
Será ressuscitado em abril, pelo selo independente Elo Music, o encontro musical entre Naná Vasconcelos e Itamar Assumpção, que foi gravado em 2001 e havia sido cancelado por desavenças entre os participantes. A família de Itamar, morto em 2003, já autorizou. No show de lançamento, Zélia Duncan fará as vozes de Itamar.

SETE MÚSICAS
O disco de Itamar e Naná deve dar o pontapé inicial na série "CD Sete", da Elo Music. Para baratear os custos e o preço final, cada disco terá apenas sete faixas. Bocato e Paulo Lepetit (um dos donos do selo) serão os próximos.

SIMONAL AFINAL
Vai desencantar enfim a caixa de CDs com a obra completa de Wilson Simonal na antiga Odeon, do período 1961-71. Os discos virão com texto histórico, depoimentos, dezenas de bônus recolhidos de compactos da época e até gravações completamente inéditas. Sai em abril.

COM ELZA
Entre as raridades de Simonal compiladas pelo jornalista Ricardo Alexandre, estão um encontro musical do cantor com Elza Soares e Pery Ribeiro e versões desconhecidas de "O Xote das Meninas" (sucesso com Luiz Gonzaga) e "Madalena" (de Ivan Lins).

CARIOCAS & PAULISTAS
Na seqüência do show de Domenico + 2 hoje, no Sesc Pompéia, São Paulo assiste amanhã a um minúsculo encontro histórico de novos artistas. O trio carioca de que participam também Kassin e Moreno Veloso (filho de Caetano) se apresenta no Jive, em esquema "pocket show", com o grupo paulistano de rock-pop-samba Numismata.

COM ESTÚDIO
A Trama nega rumores de que teria fechado seus estúdios. Segundo a gravadora, Max de Castro e o DJ Anderson Soares estão agora gravando no estúdio, que deve ser deslocado da casa alugada em Pinheiros para a sede da gravadora ou outro endereço.

SEM ESTÚDIO
Presidente da Trama, João Marcello Bôscoli critica a dissociação vigente entre gravadoras e estúdios: "Gravadora não ter estúdio é lamentável, inaceitável. Tiraram o coração das gravadoras de dentro delas".

MAIS CRISE
A Sony Music confirma nova leva de demissões, há duas semanas. Mas não divulga o número de demitidos.

psanches@folhasp.com.br


Texto Anterior: Crítica: Eterno retorno contempla o pop bizarro
Próximo Texto: Música/lançamentos - Porradas e baladas: Everywhere But Home
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.