São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
‘AMAZÔNIA’ CHEGA À SEGUNDA FASE O ator João Miguel (à dir.), de "Cinema, Aspirinas e Urubus", grava cena da segunda fase da minissérie "Amazônia", que a Globo exibe a partir do próximo dia 13

Edir Macedo libera missa do papa na Record

A guerra de audiência falou mais alto do que a guerra religiosa. Por determinação do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, a Record vai transmitir quase na íntegra a visita do papa ao Brasil, em maio.
A TV de Macedo inicialmente pretendia cobrir a visita como a de qualquer outra autoridade internacional, apenas nos telejornais. Agora, deve transmitir ao vivo boa parte da missa que Bento 16 rezará em São Paulo (Campo de Marte).
Na última quinta, a Record surpreendeu as demais redes ao anunciar, em uma reunião na Globo, que decidira integrar o pool de emissoras que participarão da cobertura. No pool, cada TV ficará responsável por imagens de determinado evento ou local. As imagens irão para um satélite, ao qual todas as redes terão acesso. A Record irá gerar do mosteiro de São Bento, onde o papa ficará hospedado e se encontrará com bispos.
A Globo, coordenadora do pool, gerará a missa do Campo de Marte. A parte da Band será cobrir um encontro do papa com jovens no Pacaembu. O SBT cederá um helicóptero.
A mudança de posição da Record é mais comercial do que institucional. A emissora avaliou que perderia audiência se limitasse a visita do papa aos jornais. Além disso, Edir Macedo concluiu que esta é a chance de a Record reparar um "erro" de 12 anos atrás, o episódio em que um bispo da Universal chutou a imagem de uma santa.

SONO FORTE 1 Despencou a audiência da transmissão do Oscar. A cerimônia deste ano rendeu apenas 11 pontos à Globo, segundo dados preliminares do Ibope na Grande SP. Em 2005, quando a Globo voltou a exibir a festa, o ibope foi de 18 pontos. Em 2006, já havia caído para 13.

SONO FORTE 2 A audiência da Globo caiu 12 pontos em três minutos de Oscar. A emissora culpa a maior duração (o Oscar de 2007 foi até as 2h21, quase 40 minutos a mais do que o de 2005) e a falta de brasileiros na disputa.

SONO FORTE 3 O estilo da Globo também pode ter contribuído para a queda de ibope. A rede fez uma exibição limpa e enxuta, quase uma tradução simultânea comentada. Deu sono.

QUAL A ROUPA 1 A Globo só começou a transmitir o Oscar na íntegra depois de 40 minutos (e quatro prêmios) do início da festa. Por outro lado, o canal pago TNT fez uma cobertura extensa, mostrando a chegada das estrelas, e repleta de problemas de áudio.

QUAL A ROUPA 2 No TNT, os vestidos das atrizes eram quase tão importantes quanto o prêmio em disputa. Quando o canal ouvia alguém, a segunda informação a aparecer em legenda era a grife da roupa (Valentino, Armani).

CANAL UNIVERSITÁRIO O SBT se deu ao luxo de exibir domingo, no horário nobre, um programa sobre Silvio Santos que nada mais era do que uma tese de conclusão de curso universitário com imagens um tanto amadoras.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Faltou um Oscar pro Chaves!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.