São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema

"Aula" recebe o "professor" Scorsese

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mistura de aula com talk show, "Movies 101" promove encontros entre o primeiro escalão de Hollywood e uma platéia de estudiosos do cinema.
Lembra uma aula porque é daí que vem sua origem: o apresentador, Richard Brown, começou nos anos 70, na New York University, onde dava um curso em que analisava filmes com os alunos. Quando essas aulas viraram programa de TV, em 2005, surgiram episódios como este com Martin Scorsese.
Na versão editada para a TV, há poucas intervenções de Brown, o que é ótimo para quem não está interessado em estudar. Scorsese, por exemplo, está no seu ritmo característico, falando pelos cotovelos e gesticulando muito. A edição é curta: dura pouco menos de meia hora, mas cumpre sua função. O que irrita é que a cada vez que Scorsese ou o apresentador citam o nome de algum clássico, como "Taxi Driver", a platéia irrompe em aplausos, interrompendo o raciocínio.
Scorsese fala sobre sua infância e as influências não apenas cinematográficas que lhe moldaram o caráter. Sobre filmes específicos, discorre sobre "Os Bons Companheiros" ("O personagem principal é a história"); "Touro Indomável"; "O Aviador" e "A Última Tentação de Cristo" -neste, fala sobre um erro técnico que virou uma espécie de sinal divino.


MOVIES 101
Quando:
amanhã, às 21h
Onde: Film & Arts


Texto Anterior: Tesouros de Taiwan
Próximo Texto: Crítica: "Operação França" é melhor opção de entretenimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.