São Paulo, sexta, 27 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHOS
Pesquisa revela que vinho rima com dieta

JORGE CARRARA
especial para a Folha

Para quem mergulha periodicamente em dietas na eterna luta para conservar a silhueta, uma boa notícia: durante a época de poucas calorias podem continuar bebendo alguns goles de vinho.
Segundo artigo disponível na Internet, no site da revista "Wine Spectator" (http://www.winespectator.com), as maiores evidências de que o consumo moderado de álcool não interfere no regime surgiram numa pesquisa com 14 homens fazendo dieta (mas bebendo dois copos de vinho por refeição) durante seis semanas e sem beber álcool durante outras tantas.
Os resultados -publicados no "Journal of the American College of Nutrition"- indicam que não houve mudanças de peso, conteúdo de gordura ou ritmo metabólico entre os participantes.
Outros estudos teriam chegado a conclusões similares na última década. Em alguns casos, quem bebe moderadamente (cerca de 350 ml de vinho, ou quantidade de álcool equivalente, por dia) chega a emagrecer.
O agradável fenômeno estaria alicerçado no conceito de "calorias vazias". De acordo com um artigo escrito pelo dr. William Lands -do National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism-, beber com moderação não engorda por causa do esforço realizado para metabolizar o álcool. O corpo acaba consumindo as calorias da bebida. Ainda bem!



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.