São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É TUDO VERDADE

"Notícias de uma Guerra Particular" compete com estrangeiros em festival de documentários

Salles participa de mostra internacional

da Reportagem Local

Os documentários brasileiros "Notícias de uma Guerra Particular", de João Moreira Salles e Kátia Lund, e "Os Carvoeiros", de Nigel Noble, foram selecionados para a competição internacional do quinto É Tudo Verdade.
Considerado o mais importante festival de documentários da América Latina, o É Tudo Verdade acontece em São Paulo (de 10 a 16 de abril) e no Rio de Janeiro (de 6 a 16 de abril).
"Notícias de uma Guerra Particular", que também está na competição nacional, foi exibido no ano passado pelo canal pago GNT e selecionado para o festival Sundance-2000. Na semana passada, foi apresentado aos deputados da CPI do Narcotráfico.
Durante a realização do vídeo, Salles teve contato com o traficante carioca Marcinho VP. No mês passado, o cineasta admitiu ter dado dinheiro ao traficante para que ele escrevesse um livro e foi acusado pelo governo do Rio de ajudar bandido a fugir.
Neste ano, a mostra competitiva internacional terá 18 filmes, incluindo grandes nomes do documentário mundial, como o norte-americano Frederick Wiseman (que vem com "Belfast, Maine", com quatro horas e oito minutos de duração), o dinamarquês Jon Bang Carlsen ("Viciado em Solidão") e o holandês Johan van der Keuken ("Férias Prolongadas").
Um dos papas do documentário nos anos 60 e 70, Wiseman se dedica a retratar a sociedade norte-americana. Já filmou hospitais, presídios e tribunais. Em "Belfast, Maine", ele registra o cotidiano de uma cidade portuária.
Premiado em San Francisco e em Berlim, "Férias Prolongadas" é, segundo o próprio van der Keuken, um "road-air-movie". O filme narra uma viagem que fez com a família assim que soube que estava com câncer.
"Viciado em Solidão", do renovador Jon Bang Carlsen, era para ser um documentário sobre o fim da segregação racial na África do Sul, mas acabou sendo um filme sobre o isolamento, um de seus temas prediletos.
Outros dois filmes que prometem são o argentino "Os Livros e a Noite", sobre a vida e a obra do escritor Jorge Luis Borges, e o mexicano "Do Esquecido ao Não Lembrado", sobre o também escritor Juan Rulfo. Ambos foram premiados no festival de Havana no ano passado.
As exibições do É Tudo Verdade vão ocorrer no Cinesesc, Itaú Cultural, Centro Cultural São Paulo e Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e no Centro Cultural Banco do Brasil e Espaço dos Correios, no Rio. Em São Paulo, a entrada é gratuita.


Texto Anterior: Televisão: Tiazinha não mostra a manchete
Próximo Texto: Mídia: Coluna de Gabeira vai para Turismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.