São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nélida Piñon recebe comenda espanhola

da Sucursal do Rio

A escritora Nélida Piñon, 62, recebeu ontem, no Rio de Janeiro, a comenda Isabel, a Católica, concedida pelo rei da Espanha, Juan Carlos. A comenda foi entregue pelo cônsul-geral da Espanha no Rio, Juan Manuel Cabrera.
Piñon, autora de 13 livros e ex-presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), disse que escreverá uma carta ao rei Juan Carlos em agradecimento à escolha.
Descendente de imigrantes da Galícia, Piñon disse, em seu discurso de agradecimento, que ser filha de imigrantes permitiu que ela "investigasse as grandes culturas do mundo".
Após receber a condecoração, a escritora leu um trecho de "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, a mais célebre obra da literatura espanhola.
Em 1995, Nélida Piñon recebeu o Prêmio Juan Rulfo, uma espécie de Nobel da América Latina. Suas obras já foram traduzidas em espanhol, russo, italiano e alemão.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Contardo Calligaris: As falsas chantagens da Guerra Fria
Próximo Texto: BIENAL DO LIVRO
Não dá pra não ler

Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.