São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo vende até receita de doce em novela

Márcio de Souza/TV Globo
TÚNEL Pedro Cardoso em episódio de "A Grande Família" que a Globo exibe no sábado, no especial de humor de seus 40 anos; a história se passa em 1965 e mostra a chegada da TV à casa dos Silva

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O plano de merchandising de "A Lua me Disse" que a Globo enviou a agências de publicidade sugere que o anunciante pode definir receitas de doces e salgados com alguma relevância na novela.
Diz um trecho do documento: "Entre as muitas iguarias que Dionísia (Chica Xavier) produz em sua cozinha, um doce faz especial sucesso. (...) Uma deliciosa oportunidade fica reservada para um dos ingredientes dessa receita (como leite condensado, creme de leite, chantilly, chocolate, gelatina, suco concentrado de frutas etc.)". Ou seja, o doce será determinado pelo fabricante do produto que comprar merchandising, por cerca de R$ 400 mil a ação.
Outra faceta "Mais Você" de "A Lua me Disse" é a personagem Zelândia (Maria Zilda), dona de um bar: "Entre um espetacular mocotó e uma suculenta rabada com agrião, podemos encontrar uma geladíssima cerveja". Zelândia guarda segredo de seus pratos. "Mais tarde, o segredo _marca de tempero (caldo de galinha ou de carne)_ poderá ser revelado", dita o comercial.
O plano transforma o cenário em shopping center. A loja Frango com Tudo Dentro serve para todo tipo de anúncio, de sapatos a carros, incluindo "uma caixa gigante de sabão em pó" ou "um grande frango defumado".
A Globo diz oficialmente que o merchandising não interfere na trama, que é a trama que permite oportunidades de vendas.

OUTRO CANAL

Pacote Licenciadora do formato de "O Aprendiz" (Record) e de "American Idol" (SBT), a Freemantle está negociando com TVs do país versões de "Candid Camera" (câmeras escondidas) e um "reality show" já batizado de "Briga de Vizinhos".

Poeira A novela "América" deu uma sacudida na crise no capítulo de anteontem, que registrou 49 pontos no Ibope (contra 40 na semana passada). O frio que finalmente chegou a São Paulo ajudou: 77% dos televisores estavam ligados no horário.

Luz vermelha Já o programa de Hebe Camargo decepcionou. Deu apenas quatro pontos, a mesma audiência da Rede TV!, contra nove da Record e 36 da Globo (que exibia "Os Normais - O Filme").

Chute A voz de Jack Bauer (Kiefer Sutherland) vai mudar na quarta temporada da série "24 Horas" (Fox, Globo). É que o ator Tatá Guarnieri, que o dubla, será substituído. No Orkut, Guarnieri diz que foi punido por ter exigido direitos sobre a dublagem para DVDs, que é a mesma da TV. A Fox diz que a troca foi "estratégica".

Protesto Os 40 anos da Globo também serão comemorados em forma de protesto, nesta sexta, no Masp, em São Paulo. A "festa", organizada pelo coletivo Centro de Mídia Independente, será contra a "monopolização da mídia". "Vem que essa festa é sua, afinal 40 anos de ditadura midiática é algo fantástico!", diz o convite.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Romário lança a Dupla Vovô!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.