UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Fada por Acaso
SBT, 15h45.
 
(Toothless). EUA, 97. Direção: Melanie Mayron. Com Kirstie Alley, Dale Midkiff. Após morrer, dentista solitária deve executar missão na Terra, em sigilo. Em troca, ganhará o reino dos céus. O problema é que, a horas tantas, ela não resiste e faz amizade com um garotinho. Mais um "Asas do Desejo", em suma. Feito para TV.

As Grandes Férias
Globo, 15h50.
  
(The Great Outdoors). EUA, 88, 91 min. Direção: Howard Deutsch. Com Dan Aykroyd, John Candy. John Hughes reescreve seu eterno roteiro sobre férias desastrosas, mas passa a direção para Deutsch, realizador bem mais fraco. Aqui, Candy e Aykroyd são cunhados que se odeiam, mas decidem viajar juntos, talvez para brincar de Tom e Jerry.

Caçado
Record, 21h.
 
(The Hunted). EUA, 97. Direção: Max Kleven. Com Chip Mayer, Charlene Blaine. Ao sair da prisão, homem sabe do desaparecimento de sua filha. Investigando, topa com sujeito que tinha o costume não muito delicado de sequestrar garotas e forçá-las a satisfazê-lo sexualmente. Obscuro.

Do Fundo do Mar
SBT, 22h30.
  
(Deep Blue Sea). EUA, 99, 105 min. Direção: Reeny Harlin. Com Saffron Burrows, Samuel L. Jackson. Cientista (Burrows) cria tubarões com inteligência superior à média, na doce crença de que desses cérebros extrairão enzima capaz de curar o mal de Alzheimer. Inútil dizer que os tubarões têm outros planos para seus cérebros, os quais não excluem suas mandíbulas. Muito mais sangue do que força.

Intercine
Globo, 1h45.

Para terça, o espectador pode optar entre "Minha Amada Imortal" (94, de Bernard Rose, com Gary Oldman, Jeroen Krabbe) e "Caçado pelos Cães de Guerra" (Inglaterra, 85, de Peter H. Hunt, com Scott Glenn, Barbara Carrera).

Plano de Ataque
Globo, 3h40.
 
(Plan of Attack). EUA, 92. Direção: Fred Walton. Com Loni Anderson, Tony Denison. Mulher estuprada, que por conta disso teve um filho, parece a ponto de esquecer o passado. Mas o estuprador está saindo da cadeia, e disposto a vingar-se dos anos que passou preso. (IA)

Brasil, terra estrangeira

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um homem leva o fora da mulher, rouba o banco em que trabalha e, cheio de dinheiro, realiza seu sonho: viajar para o Rio de Janeiro a fim de conhecer uma sambista por quem é apaixonado.
Eis o "plot" de "Garota do Rio" (Telecine Premium, 23h30), um dos filmes mais estranhos dos últimos tempos. Trata-se de um filme britânico, assim como seu diretor, Christopher Monger, o que é meio caminho para a estranheza.
Mas é a representação do Brasil que impressiona. O fulano desembarca e cai nas mãos de um taxista picareta. O carro é abalroado pelo de um gângster enquanto ainda procura hotel e ele pensa que vai morrer. Nesse país francamente degenerado, todo mundo fala inglês escorreito. Pergunta-se: que país é esse? Mas também: que filme é esse?


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vesgo de língua plesa assusta Argentina!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.