UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA

"O Jogo" embaralha ficção e realidade

MARCELO BORTOLOTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Criado pela Fox, o novo "reality show" da TV Globo, "O Jogo", inaugura um formato novo na emissora, misturando ficção e realidade. Doze participantes tentarão desvendar um crime, seguindo pistas deixadas em uma cidade até encontrar o assassino. Eles vão conviver numa casa, vigiados por câmeras, e a cada episódio um participante será eliminado. O finalista pode levar um prêmio de até R$ 250 mil.
As gravações estão alterando a rotina de Laguna, em Santa Catarina. Palco da trama, a cidade convive com uma equipe de 150 profissionais que trabalham em ritmo acelerado para concluir os dez episódios do programa até o dia 5 de junho.
De acordo com o cronograma das gravações, até agora pelo menos cinco participantes já foram eliminados. Somente a revelação do assassino -e do vencedor- será gravada poucas horas antes da final, prevista para 29 de julho.
O nome da cidade era mantido em sigilo pela emissora, mas acabou vazando. Segundo o diretor do programa, Walter Borghi, diversas locações na zona urbana estão sendo utilizadas, e as cenas de convívio entre os participantes e moradores são ensaiadas previamente com a população.
Os "investigadores" foram escolhidos num banco de candidatos a "reality shows", mantido pela Globo desde o primeiro "Big Brother". Entre eles, dois surfistas, um lutador de jiu-jitsu e uma modelo. O diretor de núcleo, José Bonifácio de Oliveira, diz acreditar que não haverá romances. "O convívio será mais "light". Eles estão competindo num clima de tensão constante", diz. De acordo com ele, os participantes têm missões diárias, mas não recebem texto nem direção.
A polícia militar de Laguna informou que a produção da emissora contratou 50 guarda-costas na cidade. O casarão que serve de base para os participantes está sendo isolado pelos seguranças.


O JOGO. Quando: hoje, às 22h30, na Globo.


Texto Anterior: Literatura: Arriaga traz "peso da morte" a São Paulo
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: O colaborador invisível
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.