São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

As Cobras Atacam
SBT, 14h30.
 
(Silent Predators). EUA, 1999. Direção: Noel Nosseck. Com Harry Hamlin, Shannon Sutrges. Pequena cidade é atacada por cobras venenosas. Como de costume, o culpado é um empreiteiro, cujas obras despertaram as ditas cujas de longa letargia. Feito para TV.

Dr. Hollywood - Uma Receita de Amor
Globo, 15h30.
  
(Doc Hollywood). EUA, 1991, 110 min. Direção: Michael Caton-Jones. Com Michael J. Fox, Julie Warner. Em busca de dinheiro e sucesso, o médico Fox vai de Washington a Hollywood, levando sua enorme arrogância. O trajeto lhe reservará surpresas e lhe ensinará umas tantas coisas. Que interessam pouco, porque Jones é ruim. Para matinê, vai.

Contragolpe
Record, 22h30.
  
(Thick as Thieves). EUA, 1998, 90 min. Direção: Scott Sanders. Com Alec Baldwin, Rebecca de Mornay. Ladrão é contratado por mafioso para um assalto. Quando quase cai numa emboscada, ele parte para a vingança.

O Implacável
SBT, 22h30.
  
(Get Carter). EUA, 2000, 104 min. Direção: Stephen Kay. Com Sylvester Stallone, Miranda Richardson, Michael Caine. Gângster e assassino, Stallone descobre que seu irmão foi assassinado, e sua sobrinha, estuprada. Dito isso, vai para o olho por olho. Filmado originalmente por Mike Hodges, em 1971, com Caine no papel principal.

Intercine
Globo, 1h50.

Para quinta, os elegíveis são o inédito "Sonho Proibido" (Itália, 1993, de Franco Zeffirelli, com Vanessa Redgrave, Sinead Cusack) e a reprise "Caça às Bruxas" (Austrália, 1999, de Scott Hartford-Davis, com Jacqueline Bisset, Cameron Daddo).

Piratas da Informática
SBT, 2h15.
  
(Pirates of Silicon Valley). EUA, 1999, 120 min. Direção: Martyn Burke. Com Noah Wyle, Anthony Michael Hall. Piratarias informáticas, primeiro as dos donos da Apple, depois a de Bill Gates, dono da Microsoft -que supera a Apple. Ninguém fica bonito da foto, neste filme feito para TV a cabo. Inédito.

Malucos por Natureza
Globo, 3h40.
 
(Bio-Dome). EUA, 1996, 88 min. Direção: Jason Bloom. Com Pauly Shore, Stephen Baldwin, William Atherton. Os amigos Bud e Doyle, maníacos por TV, são forçados por suas namoradas a participar de experiência que consiste em ficar um ano dentro de uma redoma. Mesmo assim, parecem dispostos a endoidar os cientistas de plantão.

A Luz do Fogo
SBT, 4h10.
  
(Firelight). EUA, 1997. Direção: William Nicholson. Com Sophie Marceau, Stephan Dillane. No século 19, a governanta Elisabeth Laurier topa servir de barriga de aluguel para um aristocrata inglês. Ela quer dinheiro para tirar o pai da cadeia. Problema que se arrastará pelos anos: os dois se apaixonam. Só para São Paulo. (IA)

Marcas de uma obsessão

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

John Huston era um aventureiro que, com freqüência, filmava coisas próximas a seu universo. Era lutador de boxe e fez "Cidade das Ilusões", provavelmente seu melhor filme. Era caçador e filmou "Moby Dick" (Telecine Classic, 22h).
O resultado é digno, e Huston preocupou-se em criar um capitão Ahab obsessivo em sua perseguição à baleia por conta de quem perdera uma perna.
Há algo errado, que talvez venha de Gregory Peck. É um ator da razão. Não emplaca bem num personagem que passa do obsessivo e invade francamente o domínio da demência. A beleza dos duelos tal como descritos por Melville escapam entre os dedos ao se tornar imagem. Não sendo uma obra-prima, "Moby Dick" está bem acima da linha da dignidade.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ataque da Selecinha! Ronaldo Gaúcho e Ronaldo Gorducho!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.