São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Música

Zé Ramalho abre 4º ano de "Zoombido"

DA REPORTAGEM LOCAL

Zé Ramalho é o convidado da abertura do quarto ano de "Zoombido", atração comandada pelo músico Paulinho Moska no Canal Brasil.
Paraibano de Brejo da Cruz, ele conta que começou a fazer música ainda guri, batucando em garrafas de vidro penduradas num cabo de vassoura. Já crescido e instalado em João Pessoa, ficou "com a cabeça agoniada" ao ouvir "I Wanna Hold Your Hand", dos Beatles.
Depois da epifania, pôs-se a compor. Nas primeiras criações, como "Vila do Sossego", seguia o "padrão jovem guarda", segundo lembra.
Mais tarde, "cabeça fervilhando" com as imagens de Woodstock e da contracultura, veio o ímpeto de "fazer coisas com minha cara, sem copiar" -e o mergulho nas experiências lisérgicas, para "visitar lugares da minha cabeça que nunca tinha visitado". Daí saiu "Avôhai", homenagem ao avô José, que o criou.
Nas brechas do bate-papo, além de "Vila..." e "Avôhai", Ramalho interpreta o hit "Chão de Giz". Pena que a conversa se restrinja ao começo da carreira, em meados da década de 70.
Fica faltando lembrar a consagração, com "Admirável Gado Novo" (79), os conturbados anos 80, em que a dependência de drogas o afastou da cena, e a boa fase recente, com os CDs da série "O Grande Encontro" e o elogiado "Nação Nordestina" (2000). (LN)



ZOOMBIDO: ZÉ RAMALHO
Quando: amanhã, às 21h
Onde: no Canal Brasil
Classificação: livre




Texto Anterior: Conexão Pop: Difícil, mas vale a pena
Próximo Texto: Televisão/Crítica: Com Coppola, até as decepções são estimulantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.