São Paulo, quarta, 27 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Uma palavra puxa a outra

MARIA ERCILIA
do Universo Online

À medida que a informação se empilha em montanhas assustadoras na Web, começam a surgir alternativas para facilitar a sua visualização.
Uma delas, o Thinkmap, montou um site de demonstração tão bonito que já entrou até numa exposição de arte digital.
É o Visual Thesaurus, montado a partir de um banco de dados de sinônimos da Universidade de Princeton, com mais de 50 mil palavras e 40 mil frases.
Esse banco de dados, o Wordnet, foi formado em 1985 (saiba mais sobre ele no www.cogsci.princeton.edu/~wn/).
Ao entrar no Visual Thesaurus, você vê uma página em três dimensões, onde palavras flutuam à toa.
Coloque qualquer palavra, e ela começa a gerar uma nova nuvem de sinônimos e associações.
O Visual Thesaurus dá ao espectador a sensação de enxergar a maneira como as palavras se aproximam e os sentidos se estruturam.
É possível escolher tipos de palavras, como advérbios, substantivos ou adjetivos, controlar a "profundidade" do banco de dados (quantos "sinônimos de sinônimos" são mostrados) e escolher uma representação em duas ou três dimensões.
Os thesaurus se diferenciam dos dicionários por agrupar as palavras pelo sentido. O Visual Thesaurus poderia complementar um programa de busca, que pesquisa palavras sem contexto.
Seus criadores pretendem adaptar a ferramenta a bancos de dados como o Internet Movie Database, o maior site sobre cinema da Web. Ou mesmo a lojas eletrônicas.
Numa livraria, por exemplo, o Thinkmap mostraria todos os livros relacionados a um tema, e não só aqueles que contém determinada palavra-chave.
Os criadores do Thinkmap o definem como uma ferramenta de "animação de dados", mais que de visualização de informação.
De fato, o programa faz as palavras se mexerem e dançarem como que movidas por forças de atração e repulsão misteriosas.
O Thinkmap foi usado também numa exposição de objetos do cotidiano, organizada pelo Smithsonian Institute (www.si.edu/revealingthings/).
O visitante pode escolher por exemplo uma época, ou objeto, e a partir daí ir vendo a exposição.
Os mapas associativos do Thinkmap têm alguma semelhança com o programa de organização de idéias The Brain (www.natrificial.com), que também pode ser usado para mapear sites automaticamente.
Eles são parte de uma onda de programas de visualização de dados que descartam as metáforas habituais dos softwares, como pastas, diretórios etc., e agrupam a informação em diagramas.
Outros programas de visualização de informação: o Semio (www.semio.com) é um software de mapeamento e pesquisa de texto.
A empresa Perspecta foi contratada pela Encyclopaedia Britannica para criar uma versão em três dimensões da enciclopédia, mas ainda não tem muito o que mostrar no seu site.
É possível ver uma aplicação da ferramenta da Perspecta no banco de dados das 500 maiores empresas do mundo, da revista "Fortune" (que fica no site Pathfinder - www.pathfinder.com).
A Inxight montou demos (www.inxight.com/products/hw/) de seu programa de visualização tomando como base o Museu do Louvre, a Biblioteca do Congresso norte-americano, o Whitney Museum e outros sites. Essa empresa pertence ao Xerox PARC, laboratório experimental da Xerox.

Gilliam participa de criação de site
Terry Gilliam participou da criação do site de seu novo filme, "Fear and Loathing in Las Vegas". As páginas parecem mesmo ter o dedo do diretor, que já foi cartunista. "Take the Ride" é um trailer do filme, e "Shoot the Vital Organs" é um game esquisito (www.fear-and-loathing.com)

GREGÓRIO DE MATTOS

"Gregório de Mattos - Uma Visita ao Poeta" recebeu o prêmio mundial Eye Candy Award de 1998 (http://www.goodink.net/site-reviews/), organizado por um site norte-americano. Nesse endereço da Universidade Federal da Bahia, você encontra uma pequena coleção de poemas do baiano, capas e ilustrações de livros, textos sobre sua obra e uma biografia resumida, que compõem um simpático memorial (www.ufba.br/gmg/). Só falta pôr uma quantidade maior de poemas -afinal a obra de Gregório já caiu em domínio público há muito tempo.

LUGAR COMUM

Gilberto Gil recebe para um bate-papo nesta sexta-feira, entre 12h45 e 13h30, em sua página na Web (www.gilbertogil.com.br). Na inauguração da sala de bate-papo "Lugar Comum", Gil fala de sua turnê internacional e de sua canção para a Copa, "Balé da Bola". Os visitantes poderão ouvir também um trecho de "Balé da Bola". Antes, ao meio-dia, haverá um bate-papo fechado para jornalistas. O novo bate-papo foi todo desenvolvido em Shockwave -dê uma conferida antes de começar, para ver se está funcionando no seu computador.

E-mail: netvox@uol.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.