São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Caça ao Pirata
Record, 12h30.
(Pirates of the Plain). EUA, 1999, 90 min. Direção: John Cherry. Com Tim Curry, Seth Adkins, Chris April, Shaun Arnolds, Mehboob Bawa, Peter Butler, Buck Ford, Jeffrey Ford, Bart Fouche, Ronald France, Scott Gonzales, Edward B. Grant. Portal do tempo se abre durante uma tempestade e traz para o convívio de um fantasioso menino de nove anos de idade um pirata do século 18, Jack. Entre os dois, se estabelece amizade que culminará com caça ao tesouro (além de outros piratas vindos de outros tempos). Diversão familiar.

Condenação Brutal
SBT, 15h15.
(Lock Up). EUA, 1989. Direção: John Flynn. Com Sylvester Stallone, Donald Sutherland, John Amos, Darlanne Fluegel, Tom Sizemore, Frank Mcrae, William Allen Young, Larry Romano, Sony Landham. Faltando poucos meses para que seja solto, o presidiário Frank Leone (Stallone) é transferido de penitenciária. Chegando lá, ele se confronta com o diretor do lugar, um antigo inimigo que quer fazer de sua vida um inferno. Portanto, Frank vai enfrentar a violência dos carcereiros e a tirania do diretor, que atiça os outros presos contra ele.

Foi sem Querer
Globo, 15h30.
(Leave it to Beaver). EUA, 1997. Direção: Andy Cardiff. Com Christopher McDonald, Janine Turner, Cameron Finley, Erik von Detten, Adam Zolotin, Alan Rachins, Geoffrey Pierson, Grace Phillips, Barbara Billingsley, Ken Osmond, Frank Bank. Família típica da classe média dos EUA, os Cleaver têm na pessoa de Beaver seu caçula de oito anos, garoto inteligente à beça. Essa inteligência, ele usará para recuperar sua bicicleta, roubada por um fortão do pedaço. O que não se dará sem as confusões devidas, pois trata-se de uma comédia.

Estranha Obsessão
Bandeirantes, 22h.
(The Fan). EUA, 1996, 112 min. Direção: Tony Scott. Com Robert de Niro, Wesley Snipes, Ellen Barkin, John Leguizamo, Benicio del Toro, Patti D'Arbanville, Chris Mulkey, Andrew J. Ferchland, Brandon Hammond, Charles Hallahan, Dan Butler, Kurt Fuller. Fanático por beisebol, Robert de Niro investe todo seu afeto nas jogadas de seu ídolo, Bobby Rayburn (Snipes). Como este está numa fase sinistra, o fã se dispõe a dar uma mãozinha. A mãozinha inclui atividades bem mais do que esportivas, como assassinato, por exemplo. Deixa-se ver, deixa-se esquecer.

Nada a Perder
SBT, 22h15.
(Nothing To Lose). EUA, 1997. Direção: Steve Oedekrk. Com Tim Robbins, Martin Laurence, Kelly Preston, John E. Meginley, Giancarlo Esposito, Michael Mckean, Susan Barnes, Rebecca Gayheart, Irma P. Hall Nick Beam é um sucedido publicitário que entra em depressão ao encontrar a mulher na cama com outro. Vulnerável, ele se junta a um ladrão atrapalhado para cometer um crime. Mas, quando a polícia já está em seu encalço, Nick descobre que a mulher não o traíra.

Intercine
Globo, 2h.
A emissora exibe o mais votado pelos telespectadores entre as seguintes opções: "Terror na Sombra" (1995, de William A. Graham, com Genie Francis, Marcy Walker) e "Esta não É Minha Vida" (1992, de Nora Ephron, com Julie Kavner, Samantha Mathis).

DESTAQUES DA TV PAGA

JAZZ

DirecTV mostra o pianista Chucho Valdés
O canal 605 da DirecTV exibe às 20h um especial com o compositor e pianista cubano Chucho Valdés, que combina jazz com música erudita. Gravado em junho no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, o show faz parte do Projeto Som Direto, que a operadora oferece aos assinantes. Haverá reprise às 22h. Valdés, ganhador de um Grammy no fim dos anos 70, apresentou-se ao lado da cantora Mayra Caridad Valdés, sua irmã, e dos músicos Lazaro Alcarion (baixo), Ramsés Bazalt (bateria) e Yarold Robles (percussão). No repertório, canções como "El Cumbanchero", "Caridad Amado".

FILME

Kubrick peitou o mito
No início da filmagem de "O Grande Golpe", Stanley Kubrick, um novato, indicou ao consagrado fotógrafo Lucien Ballard a lente e a posição de câmera.
Ao voltar, viu a câmera mais afastada e perguntou o que houve. Ballard disse que afastara a câmera para usar a lente 50mm, em vez da 25mm pedida.
"Ponha a câmera onde eu indiquei e a lente que pedi ou saia do set", disse o diretor. Não se chega a ser Kubrick por acaso. É dessa personalidade vasta que consegue dar conta o documentário "Stanley Kubrick: Uma Vida Quadro a Quadro" (HBO, 20h30).
(INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Selecinha x Panamá? Vão fazer tratamento de canal?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.