São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETROFREAKS/CRÍTICAS

SEBASTIEN TELLIER

Músico francês faz o "Dark Side of the Moon" dos anos 2000

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando era pré-adolescente, Sebastien Tellier usava sua prematura habilidade musical para seduzir menininhas. Agora, ele diz, a idéia é seduzir todo mundo com "L'Incroyable Vérité".
A tarefa, que não seria fácil para ninguém, fica mais complicada ainda com o disco que Tellier acaba de lançar. É que é um disco difícil. Vamos aos porquês.
1) O álbum é lento e angustiante do começo ao fim; 2) Boa parte das faixas é instrumental; 3) Tellier incluiu gritos, assobios e barulhos de copos incômodos.
A faceta quase irritante do disco fica pequena, porém, ao lado dos méritos de "L'Incroyable Vérité".
O CD abre com "Oh Malheur Chez O'Malley", algo como "tristeza na casa dos O'Malley". Se os O'Malley são um alter ego da família Tellier, não se sabe.
Mas a música, instrumental, suntuosa e triste, parece contar, sem palavras, um cotidiano conturbado na casa da tal família.
Segundo Tellier, a idéia embutida no álbum era contar a história dos homens. Para isso, ele separou a história do ser humano em dois conjuntos de músicas. Em "Trilogie Chien", ele conta, em três temas instrumentais, as diferentes fases da vida de um homem ("L'Enfance d'un Chien", "Une Vie de Papa" e "Fin Chien"). Pode soar abstrato, mas usando apenas violões, teclados, oboés e ruídos de pássaros, Tellier consegue contar uma história.
Em "Kissed by You", o francês expõe sua admiração por Pink Floyd. Atenção especial para a faixa, que poderia estar num disco solo da fase genial de Syd Barret.
Bem mais delicadas que as músicas da trilogia dedicada ao universo masculino, "Vierges", "Une Vraie Maman" e "Face au Miroir" contam infância, maturidade e velhice femininas.
Sem exageros, se você está procurando o "Dark Side of The Moon", o clássico disco da pirâmide do Pink Floyd, dos anos 2000, já achou. (CLAUDIA ASSEF)

L'Incroyable Vérité     
Artista: Sebastien Tellier
Lançamento: Record Makers (importado)
Onde encomendar: Bizarre (0/xx/11/ 220-7933), www.londoncalling.com.br



Texto Anterior: Dupla Matmos faz tecno cirúrgico
Próximo Texto: Matmos: Duo torna ridícula e feia a beleza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.