São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Nova versão é racista e inferior ao original

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Lembra-se da dra. Zira, do Cornelius e do dr. Zaius? Do Taylor/Olhos Azuis e da mudinha Nova? Não tem nada disso na refilmagem que Tim Burton fez do primeiro episódio de "Planeta dos Macacos", que estréia hoje nos EUA e chega sexta ao Brasil.
Também não tem aquela ingenuidade do filme de 1968, reflexo de uma época em que o "bem" e o "mal" pareciam mais bem-definidos e assim ficava fácil torcer pelos humanos/mocinhos e ter raiva dos macacos/tiranos. Mas o pior é que o filme atual é racista.
Racista, sim. Evidência número 1: a certa altura, um dos humanos refere-se aos macacos como "monkeys", em vez de "apes" (ambas as palavras querem dizer "macaco", em inglês). É reprimido por um deles, que diz: "Nós achamos "monkey" pejorativo; por favor, nos chame de "ape'".
É referência nada sutil à reivindicação do movimento negro americano, que acha o termo "black" aceitável, mas considera "nigger" uma das piores ofensas.
Evidência número 2: nas entrevistas que deu à imprensa, Helena Bonham-Carter disse que a peruca de sua personagem, a macaca Ari, foi inspirada no penteado da cantora negra Janet Jackson.
OK, pode ser que o crítico esteja sendo politicamente correto demais. Mesmo assim, a refilmagem é inferior ao original. Na transposição do "cinema ético" de Franklin J. Schaffner (o diretor do de 1968) para o "cinema criativo" de Burton, perdeu a história.
Parte é culpa do roteiro, que foi descuidado. Parte é a contradição que é um cineasta original como Burton dedicar-se a uma releitura. Salvam-se Tim Roth, excelente como o general-macaco Thade; a ponta irônica de Charlton Heston, que era o mocinho do primeiro filme; e a cena final, bem sacada e inusitada.

Planeta dos Macacos
The Planet of the Apes
 
Direção: Tim Burton
Produção: EUA, 2001
Com: Tim Roth, Helena Bonham-Carter
Quando: estréia dia 3 de agosto



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cinema: Anima Mundi ocupa cinco espaços culturais em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.