UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERIADOS

Canal 21 exibirá as séries com som original e legendas; Multishow inicia quarta temporada de "Sex & the City"

"Seinfeld" e "Will & Grace" vão à TV aberta

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Até agora privilégio apenas de assinantes com TV a cabo, boas séries estão chegando à TV aberta. No próximo mês, o Canal 21 põe no ar nada menos que "Seinfeld" e "Will & Grace", duas das melhores "sitcoms" americanas já feitas, além da pirada "Absolutely Fabulous".
O canal, que já exibe os clássicos "Jeannie É um Gênio", "A Feiticeira" e "Casal 20", tem outra boa notícia: além de diários, "Seinfeld" e "Will & Grace" serão legendados, com som original.
As séries ainda não têm data definida para estrear, mas devem ir ao ar a partir das 21h.
Considerada por muitos como o melhor seriado de todos os tempos, "Seinfeld", escrito e estrelado por Jerry Seinfeld, é normalmente definido como "uma série sobre o nada". Mostra o cotidiano de quatro amigos -Jerry, Elaine, George e Kramer -não muito normais e politicamente incorretos.
Acabou em 1998, e o último episódio parou os EUA e foi transmitido simultaneamente no Brasil, pelo Sony. Não é a primeira vez que "Seinfeld" é exibido na TV aberta daqui. Em 2001, a Record passou a primeira temporada inteira, também com legendas, mas depois tirou do ar. O Canal 21 não deve fazer isso, já que comprou todas as nove temporadas do seriado, que ainda é exibido diariamente pelo Sony, às 23h.
Já "Will & Grace" ainda está no ar nos EUA e também no Sony e, em tempos de chatices em "Friends", é talvez a melhor série de comédia atualmente. Os protagonistas são Eric McCormack (Will) e Debra Messing (Grace) um casal de amigos que divide um apartamento e namoraram na juventude -o relacionamento durou até ele se descobrir gay. Apesar de serem eles os personagens principais, a série poderia chamar "Jack & Karen": o amigo mais do que gay de Will e a assistente bêbada e milionária de Grace roubam a cena e são hilários.
"Absolutely Fabulous" pode ser chamada de a série mais incorreta da televisão. Quebrando todas as regras dos politicamente corretos, as protagonistas Edina e Patsy, duas junkies de meia idade, vivem em meio a bebedeiras, tecendo comentários pouco generosos sobre mendigos, franceses, povos do Terceiro Mundo, fazendo apologia das drogas e outras coisas.
A outra boa notícia para os viciados em séries (mas essa só para quem tem TV por assinatura) é a estréia da nova (para nós) temporada de "Sex & the City". Atrasados, sim, mas felizes: enquanto nos EUA eles amargam a sexta e provavelmente última temporada de uma das séries mais cool do planeta, no canal pago Multishow ainda está longe de acabar: na semana que vem, dia 4, chega apenas à quarta temporada.
E nessa "nova" safra, a fogosa Samantha (Kim Cattrall) descobre o amor nos braços de uma artista plástica brasileira -vivida por ninguém menos que Sonia Braga. A temporada tem ainda participação da pantera Lucy Liu.
(CLÁUDIA CROITOR)


Texto Anterior: Crítica: O anjo exterminador da novela das oito
Próximo Texto: Estréia nos EUA série sobre desorientados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.