São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um Homem Só
Record, 12h20.

(A Man Alone). EUA, 1955, 96 min. Direção: Ray Milland. Com Ray Milland, Mary Murphy. Além de dirigir, Milland faz o papel do homem perseguido por crime que não cometeu. Recursos modestos e boas referências.

Daylight
SBT, 15h.

(Daylight). EUA, 1996, 109 min. Direção: Rob Cohen. Com Sylvester Stallone, Amy Brenneman, Viggo Mortensen. Trombada entre um carro e um caminhão que leva lixo tóxico. É dos sobreviventes que vai se ocupar o heróico Stallone.

Ace Ventura - Um Detetive Diferente
Globo, 15h25.

(Ace Ventura: Pet Detective). EUA, 1994, 86 min. Direção: Tom Shadyac. Com Jim Carrey. Carrey faz o detetive que busca uma ave. Comédia que seguramente vai divertir apenas a criançada.

Brasa Adormecida
Bandeirantes, 22h.

Brasil, 1987, 105 min. Direção: Djalma Limongi Batista. Com Maitê Proença, Edson Celulari. Casamento arranjado se desarranja antes de se consumar quando a noiva reencontra um primo. Evocação do universo de Humberto Mauro, já enunciada no título ("Brasa Dormida", filme mudo do ciclo de Cataguases).

Ronin
Globo, 22h05.

(Ronin). EUA, 1998, 121 min. Direção: John Frankenheimer. Com Robert de Niro, Jean Reno. Mercenários, a começar por De Niro, são contratados por alguém para roubar uma maleta preciosa. Frankenheimer faz filme de pistoleiro de aluguel. E vai descendo a rampa. Inédito.

Intercine
Globo, 2h35.

Abre a semana o escolhido pelos espectadores-votantes entre o filme de ação "Coragem de uma Mulher" (1996, de Mario Azzopardi, com Amy Madigan, Michael Ironside) e a comédia "Fantasma 3: O Senhor da Morte" (1993, de Don Coscarelli, com Reggie Bannister, Michael Baldwin).

A Vingança de um Kickboxer 6 - O Desafio Final
Globo, 4h10.

(Bloodfist 6 - Groundzero). EUA, 1994. Direção: Rick Jacobson. Com Don Wilson. Mensageiro militar vira herói, quando terroristas assumem controle de base de armas nucleares.



DESTAQUES DA TV PAGA

FILME
Shakespeare, Welles, o falso e o verdadeiro
A prestidigitação supõe capacidade de enganar: o mágico desvia a atenção do espectador para que seu truque seja bem-sucedido.
Não é muito diferente dos batedores de carteira. O mágico precisa ter um lado vigarista para a coisa dar certo. E assim é com Orson Welles, ator, diretor e também prestidigitador.
Ainda garoto, ele baixou em Londres se fazendo passar por um grande ator shakespeariano. E virou, como se poderá comprovar em "Macbeth" (Film & Arts, 12h). Na história do rei escocês, a desconfiança é uma figura presente.
O falso e o verdadeiro estão na berlinda, como é o fundamento da obra de Welles: o ilusório que se faz real ou seu avesso -de todo modo, a vida será sempre um sonho. Como o cinema. (INÁCIO ARAUJO)


CINEMA
GNT destaca a produção cinematográfica da Índia
O documentário "Índia: Bem-Vindo a Bollywood", exibido hoje, às 19h30, pelo canal GNT, mostra a prolífica indústria de cinema da Índia, país que está atualmente entre os maiores produtores do gênero no mundo. No programa, profissionais locais narram experiências e contam um pouco sobre a história do cinema indiano.


CIÊNCIA
National Geographic traz especial sobre obesidade
O documentário da série "Fronteiras Científicas" analisa uma pesquisa realizada recentemente nos EUA constatando que mais de 50% dos adultos norte-americanos têm problemas de obesidade. O programa, que vai ao ar a partir das 19h, aborda as principais consequências e doenças a que estão sujeitos os "gordinhos".



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.