São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"2001: Uma Odisséia no Espaço" fica em 2º, seguido dos dois primeiros episódios de "Star Wars", dizem cientistas

"Blade Runner" é melhor ficção científica

Divulgação
Cena do filme "Blade Runner - O Caçador de Andróides",de Ridley Scott, visão sombria do futuro ambientada em Los Angeles


DA REDAÇÃO

O clássico "Blade Runner - O Caçador de Andróides", do diretor britânico Ridley Scott, foi eleito o melhor filme de ficção científica de todos os tempos por 60 dos mais importantes cientistas do mundo, consultados pelo jornal britânico "The Guardian".
Em sua edição de ontem, o "The Guardian" publica os resultados da pesquisa feita com renomados cientistas.
Em "Blade Runner", filme produzido em 1982, um policial aposentado, interpretado por Harrison Ford, persegue seres artificiais rebeldes em uma Los Angeles do futuro.
"Blade Runner" é o melhor filme já feito", disse ao "Guardian" Stephen Minger, biólogo do King's College, em Londres, especializado em células-tronco. "O filme se adiantou muito a seu tempo, e a premissa toda da história - o que é ser humano, quem somos, de onde viemos - retoma questões eternas".
"2001: Uma Odisséia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick, ficou em segundo lugar, enquanto a viagem feita por Luke Skywalker em "Guerra nas Estrelas" (1977) e "O Império Contra-Ataca" (1980), os primeiros filmes produzidos da série "Star Wars", de George Lucas, receberam votos iguais, ocupando o terceiro lugar.
O quarto melhor filme, para os cientistas, é "Alien" (1979), dirigido por Ridley Scott. "Solaris", de Andrei Tarkovsky, foi considerado o quinto melhor filme.
"Solaris", de 1972, talvez seja o único filme a tratar da questão dos limites da ciência fixados por nossas percepções e categorias humanas restritas e nossa tendência à antropomorfização", opinou o professor de física Gregory Benford, da Universidade da Califórnia, nos EUA.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pode ter ficado satisfeito ao ver-se na sexta posição com "O Exterminador do Futuro", de 1984, e "O Exterminador do Futuro 2", de 1991.
"O Dia em Que a Terra Parou" (1951), a história de um alienígena que desembarca em Washington para pedir aos terráqueos que vivam em paz, ocupou a sétima posição, e "A Guerra dos Mundos" (1953), baseado no livro homônimo de H.G. Wells, a oitava.
"Matrix", de 1999, foi considerado o nono melhor filme de ficção científica.
Além disso, os cientistas elegeram o americano de origem russa Isaac Asimov como autor preferido em ficção por sua trilogia "A Fundação" e "Eu, Robô".

Com agências internacionais


Texto Anterior: Festival de Curtas seleciona de Truffaut a Jean Vigo
Próximo Texto: Panorâmica - Personalidade: Danny Glover é preso em protesto contra o Sudão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.