São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Curtas seleciona de Truffaut a Jean Vigo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A carta de filmes franceses do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que começa hoje e vai até 5 de setembro, traz uma das cineastas dos tempos da nouvelle vague: Agnès Varda. Há também um punhado de outros trabalhos franceses que reforçam a idéia de que a curta metragem é o paraíso da criatividade e do risco.
Com "O Leão Volátil", Varda retoma o pessoal para balizar a ficção. Uma mulher conhece um homem na praça Denfert-Rochereau. Entre futuro (ela é auxiliar de uma vidente) e passado (ele é segurança de um museu), há a famosa estátua de bronze do Leão de Belfort que amalgama ambos os tempos, ou o casal.

François Truffaut
O diretor tem dois programas no festival que tratam não apenas do seu trabalho na curta metragem como também da reverência de cineastas ao trabalho deste que foi um dos pais do cinema moderno. Hoje há, pelo menos, duas peças imperdíveis: "Antoine e Colette" e "Léaud Mostra os Dentes".
O primeiro -continuação de "Os Incompreendidos" rodada por Truffaut em 1962- traz de volta o personagem de Antoine Duhamel, agora mais crescido e às voltas com uma garota (a bela Marie-France Pisier). Um dos traços de seu cinema está aqui, o do amor sendo tanto desequilíbrio quanto combustível da vida.
Pois o ator-fetiche deste e de toda a série que se estenderia por quase duas décadas, Jean-Pierre Léaud, é o tema do documentário de Jacques Richard, "Léud Mostra os Dentes" (2003). É ele, Léaud, quem passeia por entre os túmulos do cemitério de Montparnasse relembrando Truffaut, Jean Seberg, Henri Langlois, Jacques Demy, refazendo (oralmente e em algumas cenas antigas) todo um pensamento fermentado nos anos 60, a década dos projetos políticos, das barricadas de Paris etc.
Há, ainda, o documentário (saudosista) "François Truffaut", de Laurent Chartin e Thierry Deshayes, curioso por só usar as falas do diretor e de seus personagens.
No programa 2, exibido na próxima quarta, há o clássico "Os Pivetes", que é nada menos que o segundo filme de Truffaut.
O programa "Coleção Canal +", exibido hoje, traz produções feitas pela TV francesa. "Hollywood Apesar Dele", de Pascal-Alex Vincent, é a pedida, uma vez que o seu "Far West" (2003) é uma razoável comédia de erros, premiada no Festival de Oberhausen.
Dessa geração recente de cineastas, entretanto, não há páreo neste Festival de Curtas para Nicolas Saada. Não só porque ele estará em solo paulistano, apresentando seu curioso trabalho "Paralelas", mas porque muito da visão que ele soltou nas páginas da revista "Cahiers du Cinéma" (e em três roteiros que foram para o cinema) tem parte traduzida neste seu primeiro filme na direção.
Há um quê do Godard de "Detetive" (85) nesta obra sobre um homem inescrupuloso que volta a Paris e desencadeia um descompasso na vida de algumas pessoas.
A não confundir, "Paralelas" será exibido neste domingo no Espaço Unibanco, às 19h, no programa "Semana da Crítica".

Poesia da luz
Jean Vigo tem na mostra um bom exemplo de cinema de poesia. "A Natação Segundo Jean Taris" (31), incluído no programa "Fair Play", fala menos de natação e mais de cinema, ainda que sob encomenda da Gaumont para uma série de documentários. Rascunha o que faria mais tarde, em "O Atalante" (34), quando opta por imagens que sugerem outras coisas além do mostrado na tela.
Vigo utilizou aquela que talvez seja a primeira câmera subaquática da história para mostrar uma "aula" do campeão Jean Taris. O importante, parece, é fazer com que os enquadramentos, o som e a montagem mudem a impressão das coisas, dando à luz um cunho estético impressionante.
Este diretor é quase como uma criança em descoberta do mundo (do cinema), neste curta que resume em parte a fama do cinema francês como sítio de exercício das formas. (PAULO SANTOS LIMA)


Texto Anterior: "Garotas do ABC": Operárias de Reichenbach resistem à barbárie
Próximo Texto: Cinema: "Blade Runner" é melhor ficção científica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.