UOL


São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Polanski conduz "Rosemary" no fio da navalha

A Cor do Amor - A História de Jacey
Globo, 23h05.
  
(The Color of Love - Jacey's Story). EUA, 99, 120 min. Direção: Sheldon Larry. Com Gena Rowlands, Louis Gossett Jr. Só depois que a filha morre, mãe (Rowlands) descobre que ela foi casada com um negro, de quem teve uma filha. Ela leva a garota para morar em pequena e racista cidade do sul, para que seja obrigada desde logo a enfrentar os preconceitos. Feito para TV. Inédito.

O Bebê de Rosemary
SBT, 0h.
    
(Rosemary's Baby). EUA, 68, 136 min. Direção: Roman Polanski. Com Mia Farrow, John Cassavetes. Sem que a mulher (Farrow) suspeite, marido (Cassavetes) envolve-se com seita demoníaca. Ela está grávida, e ele tem grandes planos para o filho. Terror sinistro produzido por William Castle, conduzido por Polanski no fio da navalha, com muita competência e ótima direção de atores.

Doida Demais
Bandeirantes, 1h.
  
Brasil, 89, 105 min. Direção: Sérgio Rezende. Com Vera Fischer, Paulo Betti. Vera Fischer é, além de falsária, especialista em passar também a perna nos homens. Mas ela se apaixona de verdade por Paulo Betti, um piloto de avião também pouquíssimo honesto, e vai parar numa região de garimpo. O velho sonho brasileiro: o de fazer cinemão, como se estivesse em Hollywood, para grande consumo popular. Não dá Hollywood e mesmo o consumo popular é duvidoso. Prevalece o anódino.

Dom Quixote
SBT, 2h30.
  
(Doln Quixote). EUA, 99, 120 min. Direção: Peter Yates. Com John Lithgow, Bob Hoskins. OK, Yates é um bom diretor de filmes de aventura, mas as aventuras de Dom Quixote, retroagindo aos tempos da cavalaria, à loucura em torno dela, aos seus combates fictícios, ao amor por Dulcinéia, enfim, tudo isso não seria um passo maior que as pernas? Feito para TV.

O Mestre das Ilusões
Globo, 2h45.
  
(Lord of Illusions). EUA, 95, 109 min. Direção: Clive Barker. Com Scot Bakula, Kevin O'Connor. Detetive é convocado para proteger um mágico, marido de bela garota, pois satanistas, dispostos a ressuscitar seu lider -que ensinou as artes da magia ao mágico-, estão atrás dele. Terror.

Subindo por Onde se Desce
SBT, 4h40.
    
(Up the Down Staircase). EUA, 67. Direção: Robert Mulligan. Com Sandy Dennis, Patrick Bedford. Professora de literatura começa seu novo trabalho com o pé esquerdo: subindo pela escada por onde os alunos devem descer. Depois entenderá a extensão da metáfora: terá de lutar para ensinar aos diabretes as delícias da literatura. Belo. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

Washington é o centro de "Dia de Treinamento"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A polícia é um ente de que duvidamos sempre e tão intensamente que a única maneira de salvar um filme sobre o assunto, hoje, é escalar um grande ator no papel principal.
Foi o que aconteceu em "Dia de Treinamento". Denzel Washington já devia ter ganhado o Oscar umas duas ou três vezes. Este não é certamente o seu melhor papel -não é nada perto do Malcolm X que fez para Spike Lee-, mas lhe deu o prêmio e pronto.
Ninguém dirá que não havia méritos na caracterização do tira que leva um novato para um dia de treinamento. É reverenciado por seus feitos, mas, a partir de dado momento, insinua-se a sombra da dúvida: será esse heróico policial tão heróico e tão íntegro assim?
Quem quiser originalidade procure "A Marca da Maldade", de Orson Welles, em que o assunto é basicamente o mesmo -e mais bem desenvolvido. Mas o recém-chegado Antoine Fuqua não se sai mal da experiência. Existe um aspecto físico interessante no filme que transcende a atuação de Denzel ou dos atores em geral.
Uma boa opção, hoje, é o Canal Brasil, que navega em vários registros. Existe sobretudo o incógnito "Nelson Gonçalves" (23h), docudrama sobre a vida do cantor paulista em que a escolha de Alexandre Borges para fazer o papel de Nelson soa meio disparatada. Mas só vendo.
No mais, há um Antonio Calmon memorável ("Eu Matei Lúcio Flávio", 3h10), dois Jabor ("Eu te Amo", 1h25, e "Opinião Pública", 4h55), um Walter Salles ("O Primeiro Dia", 21h) e um Roberto Faria ("Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", 15h30), sem contar uma chanchada com Ankito ("Vai que É Mole", 13h30).
No geral, é mesmo o canal que se destaca neste sábado: tem variedade e, no resultado dos filmes, não passa vergonha.


DIA DE TREINAMENTO. Quando: hoje, às 21h, no HBO.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.