São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


No Brasil, o caipira vale ouro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Na hora do aperto, recorra ao sertanejo. A máxima, se existisse, poderia valer para o cinema brasileiro inteiro, pelo menos desde a Vera Cruz. O caipira vale ouro, como bem prova o sucesso de "2 Filhos de Francisco".
Foi assim com Mazzaropi, depois com o ciclo do final dos anos 60, o de "Sertão em Festa". Houve ainda o "Estrada da Vida", de Nelson Pereira. E também, já nos anos 80, "A Marvada Carne" (Canal Brasil, 20h30), talvez o ponto terminal desse ciclo.
Terminal, sim, porque ali é um limite: um cineasta da cidade tentando compreender o caipira e fabulá-lo. Depois o cinema perdeu seu caráter popular para ser diversão de classe média. Hoje, trata-se de apresentar o caipira (ou algo assim) ao citadino cultivado (ou algo assim).

TV ABERTA

A Ilha da Garganta Cortada
Record, 14h.
(Cutthroat Island). França/EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella, Patrick Malahide. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo, conta com a ajuda de um prisioneiro instruído, capaz de decifrá-lo. Contra ela, tem um perigoso pirata, um velho inimigo do pai. Tentativa de ressuscitar o capa-e-espada, onde a única audácia digna de nota é a agradável presença de Geena Davis como pirata.

Projeto China 2 - A Vingança
Globo, 15h45.
(Project A - Part 2). Hong Kong, 1987, 101 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Maggie Cheung, Rosamund Kwan, Carina Lau. Desta vez, o tira Dragon (Jackie) não só persegue os mesmos piratas do primeiro filme da série, como se vê às voltas com corruptos e recebe ajuda de um bando de guerrilheiras. Humor anárquico.

Poltergeist, o Fenômeno
SBT, 22h30.
(Poltergeist). EUA, 1982, 115 min. Direção: Tobe Hooper. Com JoBeth Williams, Craig T. Nelson, Dominique Dunnem, Oliver Robins. Família que vai morar junto a um cemitério começa a ser visitada por estranhos seres, que chegam através da televisão. Um filme de horror pesado, sem dúvida, mas um estudo original sobre a maneira como a televisão -esta entidade em parte sobrenatural- entra decisivamente na vida das pessoas.

Intercine
Globo, 1h25.
Para terça-feira, o espectador é chamado a escolher entre os filmes: "Diabolique" (1996, de Jeremiahs Chechik, com Sharon Stone, Isabelle Adjani, Chazz Palminteri) e "Wall Street - Poder e Cobiça" (1987, de Oliver Stone, com Michael Douglas, Daryl Hannah, Charlie Sheen).

Casei com Minha Chefe
SBT, 3h10.
(Chance of a Lifetime). Canadá, 1998. Direção: Deborah Reinisch. Com John Ritter, Katey Sagal, David Naughton, Jean Stapleton, Julianne Christie. Repórter free-lance tem de casar com a própria chefe para ter direito a seguro-saúde e poder fazer uma cirurgia. Mas esse, com certeza, não será o fim de seus problemas. Na cola, ele terá um fiscal do seguro e a não tão boa e velha sogra. Feito para a TV. Exibição somente para São Paulo.

O Estranho que Nós Amamos
Globo, 3h35.
(The Beguiled). EUA, 1970, 104 min. Direção: Don Siegel. Com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr, Palmelyn Ferdin. Eastwood é o soldado ianque ferido, recolhido numa casa onde vivem sete mulheres, em plena Guerra de Secessão. A presença do homem será um fator e tanto naquela casa. Um faroeste, afinal. Um faroeste estranhíssimo, mas também belíssimo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Mensalão do Apito! O juiz ladrão era azarado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.