São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Banda gaúcha Engenheiros do Havaii apresenta 'Minuano', lançamento que chega este final de semana às lojas
Engenheiros mudam para não mudar nada

FABIO SCHIVARTCHE
da Reportagem Local

A banda Engenheiros do Havaii está lançando "Minuano", o décimo álbum do grupo, mas o primeiro com a nova formação.
Os vocais, o baixo e a maioria das composições continuam com Humberto Gessinger, único integrante da antiga formação.
Dos novos músicos, dois foram agregados da banda Humberto Gessinger Trio (que gravou um álbum no ano passado): o guitarrista Luciano Granja, 24, e o baterista Adal Fonseca, 24. O outro integrante, gaúcho como os demais, é o tecladista Lúcio Dorfman, 21.
Mas por que os Engenheiros originais se separaram? "Decidimos seguir trilhas diferentes", resume Gessinger, 33, que ficou com o legado do nome da banda.
Segundo ele, a nova formação não causou uma ruptura em relação ao "som antigo". "Os Engenheiros não mudaram. Continuamos fazendo rock and roll", disse.
Para Gessinger, a experiência de tocar com músicos jovens está sendo estimulante. "Tive minha formação baseada no rock brasileiro dos anos 80. Eles cresceram ouvindo hard rock dos anos 70 e sacam melhor essa coisa de 'riffs' (sequência de notas que marca a base da música) de guitarra e som pesado", explicou.
Raízes
O nome do disco, "Minuano" (o vento gelado que sopra no inverno no Rio Grande do Sul), foi escolhido para marcar o toque gaúcho do grupo.
"Nosso som é rock brasileiro, mas temos um quê de gaúcho que não dá para disfarçar", disse o guitarrista Granja.
Gessinger explica que duas das músicas do novo disco foram feitas sobre estilos tipicamente rio-grandenses: a milonga "A Ilha Não se Curva" e o vanerão "Deserto Freezer".
"Para chegar a uma unidade musical com essa moçada jovem resolvemos buscar uma coloração regional", afirma.
"Minuano" é composto de 12 faixas, que vão das baladas com solos de guitarra ao pop, com direito a participação do violino de Kleiton Ramil. Há também a regravação de uma antiga música do cearense Belchior -"Alucinação".
A banda deve seguir em turnê de lançamento do trabalho a partir de outubro, tocando nas principais capitais do país.
Sucesso
Apesar de o disco "Humberto Gessinger Trio" ter vendido apenas 25 mil cópias, os executivos da gravadora BMG estão animados com a nova produção do grupo.
A expectativa é que "Minuano" venda cerca de 50 mil unidades.
Os engenheiros do Havaii lançaram seu primeiro disco em 1986 -"Longe Demais das Capitais". De lá para cá, já venderam cerca de 2,5 milhões de cópias.
Mesmo em transição, a banda ainda é a que mais vende discos em catálogo da gravadora -por volta de 250 mil unidades por ano.
Gessinger espera que os fãs da banda aceitem com naturalidade a nova formação. "É saudável a mudança de músicos. Só espero que as pessoas vejam que o som e as letras da música amadureceram, assim como eu", afirmou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.