São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FREE JAZZ
Harrison mostra novo CD

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

Donald Harrison, 37, saxofonista, nasceu em Nova Orleans, terra do jazz. Estudou com Ellis Marsalis, o "pai" dos saxofonistas, com Edward "Kidd" Jordan e já participou de duas trilhas do cineasta Spike Lee, em "Do The Right Thing" e "Scholl Daze".
Em 1993 o músico esteve no Brasil com o violonista Larry Coryel. Agora, no Free Jazz, se exibe com seu quarteto dia 11, em São Paulo, e dia 12, no Rio.
"Com Ellis, estudei Charlie Parker e John Coltrane; o bebop e pós-bop, que vai de 1940 a 1961. 'Kidd' me mostrou mais as coisas de vanguarda, disse em entrevista concedida à Folha desde sua casa, em Nova York, na última quinta-feira.
Leia abaixo trechos da entrevista.

Folha - Como você vê o jazz, hoje?
Donald Harrison -
O jazz está voltando, e indo muito bem. Está em toda a parte. Existem várias coisas novas sendo experimentadas com jazz, e as pessoas estão gostando.
Folha - Qual sua opinião sobre a mistura de estilos que se vê nos festivais de jazz?
Harrison -
Não vejo problema. Adoro todo tipo de música: clássica, indiana... O importante é fazer com que músicos de jazz consigam ver, e ouvir, todo tipo de músico e música. Isso pode ajudar a entender o que acontece no mundo hoje.
Folha - Como você se interessou por jazz?
Harrison -
Entrei no jazz porque nasci em Nova Orleans, Louisiana; a música de lá é o jazz. O jazz está para Nova Orleans como o samba para o Brasil.
Folha - No próximo sábado você é uma das atrações no Village Vanguard Club, onde se celebra o aniversário de Coltrane. O que pretende tocar?
Harrison -
Ensaiamos "Giant Steps", e vários outros temas de Coltrane. Queremos subir ao palco e tocar apenas aqueles que vierem à mente.
Folha - O que você sente ao improvisar?
Harrison -
Uma sensação de liberdade, de total desprendimento. É como se soltar dentro da música.
Folha - O que você deve tocar no Brasil?
Harrison -
Vou tocar as músicas de meu novo CD, "Nouveau Swing".
Folha - Você conhece algum músico brasileiro?
Harrison -
Nico (Assumpção) é um de meus baixistas prediletos.
Folha - Qual sua opinião sobre Spike Lee?
Harrison -
Ele é brilhante.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.